X

Programa Cidade Legal contribui com a redução de imóveis irregulares na Capital

 Pensando em agilizar e desburocratizar ações e processos de regularização durante a construção civil, a Bucar Engenharia criou o Programa Cidade Legal. A ideia é oferecer serviços de qualidade com preço justo e acessível a todos os bolsos. A cerimônia de lançamento aconteceu na segunda-feira, 27.

Por meio do programa, a Bucar Engenharia oferece serviços como projeto arquitetônico, projeto hidro sanitário, projeto elétrico, projeto de segurança contra incêndio, além de análises, acessibilidade e serviços burocráticos, a partir de R$ 1 mil com parcelamento em até quatro vezes pelo cartão de crédito.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana, Ricardo Araújo, ressalta que a iniciativa deve contribuir com a redução do número de imóveis irregulares na capital acreana, que hoje é de aproximadamente 70 mil.

“O Cidade Legal é oriundo da própria Engenharia Pública, ou seja, ofertar para as pessoas que não podem pagar muito caro, um projeto mais em conta. O Município tem um projeto que é para aquelas pessoas que ganham abaixo de um salário mínimo e quem não podem nem pagar R$ 1 mil. Então, o programa é uma operação casada que o privado ajuda o público para que possamos estar fazendo uma cidade regularizada”.

A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândido, elogiou a iniciativa e falou da importância do Programa Cidade Legal para o estado. “As pessoas de baixa renda precisam ter acesso a esses projetos. Quando uma empresa privada se dispõe a organizar vários projetos, ou para regularizar o lote ou construção é muito importante porque traz uma organização para a cidade e um bem-estar para todos que moram nessa cidade”, disse.

O diretor-presidente da empresa, o engenheiro civil Tião Fonseca, fala da carência de projetos que atendam toda a classe trabalhadora de baixa renda. O Programa Cidade Legal oferece serviços de Engenharia com preço inferior aos do mercado local.

“Essa é uma necessidade do mercado. Estamos aqui para prestar um serviço de qualidade. Qualquer cidadão que queira regularizar sua casa, ou fazer uma reforma, ou construção na sua residência pode se dirigir aqui na Bucar”.

Parceria CREA/AC

Parceiro do programa, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (CREA/AC) marcou presença no evento de lançamento. A presidente da entidade, Carminda Pinheiro, afirmou que a iniciativa vai além do interesse comunitário e social.

“Os profissionais que vão atuar nesse projeto terão a oportunidade de desenvolver ações para a comunidade, com projetos a custo acessível. É um programa muito especial”, falou.

Mercado de trabalho

Além de serviços essenciais, o programa também contribui com o crescimento da oferta de emprego, sobretudo na área de Engenharia. A princípio o projeto conta com 23 profissionais, entre engenheiros e estagiários de diversas áreas da Engenharia e Arquitetura.

“A Bucar tem a prática de sempre ter estagiários de diversas áreas. O estudante está aprendendo mais já tem um conhecimento básico. Nós queremos fazer uma rede de estagiários remunerados, com o pessoal aprendendo”, concluiu.

O Programa Cidade Legal tem parceria com a Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Rio Branco e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (CREA/AC).

 

 

A Gazeta do Acre: