Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a capital acreana registrou 255 novos casos de tuberculose no ano passado. O número representa 11,8% de aumento se comparado aos dados de 2015, quando foram notificados 228 casos da doença.
Desde o dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, as secretarias de Saúde do Estado e de Rio Branco têm realizado ações com a campanha “Unir para acabar com a tuberculose”.
Ainda segundo dados da Semsa, ano passado foram registrados quatro óbitos devido à tuberculose. Em 2015, nove pessoas morreram vítimas da doença. Do total de casos notificados em 2016, 86 foram em pessoas de 25 a 30 anos de idade.
De acordo com a secretaria, os números estão dentro do “esperado”. O índice de cura entre os pacientes chega a 90%. “Queremos diminuir bastante até zerar”, afirmou a diretora de Vigilância Epidemiológica do Município, Socorro Martin.
Sobre a doença
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, mas pode afetar outros órgãos, como ossos, rins e meninges. É transmissível pelo ar, através da tosse e espirro. A doença não se transmite por objetos compartilhados. O tratamento de tuberculose dura de seis a nove meses.