X

Rio Branco tem vasta programação durante semana da Mulher

 O Dia Internacional da Mulher é celebrado nesta quinta-feira, 8, e para comemorar a data, diversos órgãos públicos, entidades e instituições privadas decidiram realizar atividades ao longo da semana na capital acreana.

A Prefeitura de Rio Branco começou as atividades da semana da Mulher nesta segunda-feira, 6. Entre as ações, está a oferta de exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, nos dias 8 e 9 de março, no Cento de Apoio Diagnóstico (CAD), no Bairro Quinze.

Além disso, serão realizadas diversas ações de atendimento às mulheres, como aferição de pressão, vacinação, testes rápidos, distribuição de preservativos e agendamentos de exames. Também serão oferecidas atividades educativas, de esporte e lazer, além de palestras, oficinas de embelezamento, cinema e sarau.

Já a Vara de Proteção à Mulher realiza um mutirão de audiências de julgamentos. Ao todo, devem ser analisados 150 processos. A programação vai até quinta-feira, 9, no Fórum Criminal.

Além das audiências, serão realizadas palestras educativas e de conscientização, atendimento médico, psicológico e social. Segundo o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), atualmente mais de 4 mil processos estão em andamento e cerca de 300 novos processos são recebidos por mês.

CREA/AC distribui kits de beleza na Capital

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre (CREA/AC) também homenageou o público feminino este ano. Engenheiras, agrônomas e geógrafas distribuíram kits com esmalte, serra de unha e outros itens de beleza, nesta quarta-feira, 6, em alguns semáforos de Rio Branco.

A presidente da entidade, Carminda Pinheiro, destaca que as mulheres têm conquistado mais espaço na área, que predominantemente atuam homens. Hoje, cerca de 30% dos acadêmicos de engenharia são mulheres, segundo Pinheiro. “Nós queremos abrir mais espaço para que a mulher participe mais das discussões políticas e da Engenharia de modo geral”.

Via Verde Shopping homenageia mulheres

O Via Verde Shopping também está com programação especial durante esta semana. Nesta quarta, 8, o ‘Lounge Mulher’ oferece serviços de beleza com produtos O Boticário, Polishop e Comepi. O stand estará em frente ao cinema, das 10h às 22h. Na ‘Sala Mulher’ serviços de saúde serão ofertados, como agendamento de exames, vacinas, entre outros, das 13h às 17h.

A programação continua na quinta-feira, 9, com uma palestra para as funcionárias do shopping, atendimento especializado com advogados e assistentes sociais. O encerramento será com a apresentação do grupo ‘Mulheres do Maracatu’, às 18h, em frente ao cinema.

A Gazeta do Acre: