X

Rio Tarauacá apresenta vazante, mas continua acima da cota de transbordamento

 O nível do Rio Tarauacá, localizado em cidade de mesmo nome, continua oscilando. Apesar de descer mais de 40 centímetros nas últimas 24 horas, o manancial continua acima da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros. Nesta quarta-feira, 1, as águas marcaram 9,75 metros, de acordo com monitoramento realizado pela Defesa Civil Municipal.

Ainda segundo o órgão, cerca de 3 mil pessoas estão ilhadas na cidade, totalizando 500 famílias. Essa é a terceira vez que o rio transborda em apenas três meses. A cheia atinge os bairros da Praia e Triângulo. Nenhuma família precisou ser retira de sua residência até o momento.

Em janeiro deste ano, o manancial chegou a ultrapassar a cota de transbordamento e atingir 10,50 metros. Segundo a Defesa Civil do Município, cerca de 16 mil pessoas foram afetadas pelas inundações dos rios Muru e Tarauacá. A prefeita Marilete Vitorino chegou a decretar situação de emergência no dia 1º de fevereiro.

RIO ACRE

Na capital acreana, o Rio Acre também continua dando sinais de vazante. Nas últimas 24 horas as águas desceram 26 centímetros, segundo a Defesa Civil. Na tarde desta quarta, 1, o manancial registrou 12, 39 metros. Em Rio Branco, a cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordamento é de 14 metros.

Na última sexta-feira, 24, a Prefeitura determinou, de forma preventiva, a construção de 100 boxes no Parque de Exposições para abrigar as famílias que possam ser atingidas pela cheia do Rio Acre.

RIO JURUÁ

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá voltou a subir e ultrapassou a cota de alerta, que e de 13 metros. Nesta quarta, 1, as  águas marcaram 13,25 metros. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma família foi retirada de sua residência e encaminhada para o Aluguel Social.

O município tem sofrido com a enchente do rio desde fevereiro, quando atingiu a marca histórica de 14, 24 metros. Ao todo, 14 famílias estão recebendo o benefício na cidade.

RIO IACO

O Rio Iaco, em Sena Madureira, subiu 27 centímetros nas ultimas 24 horas, resultado de um acumulado de chuva de 9 milímetros. Nesta quarta, 1, o manancial atingiu 14,03 metros, três centímetros acima da cota de alerta, que é de 14 metros. A cota de transbordamento é de 15,20 metros.

A Gazeta do Acre: