No Acre, 964 acadêmicos de várias instituições inscreveram-se para participar das disputas
Foram selecionados os quatro universitários que representarão o Acre na grande final do Desafio Universitário Empreendedor em Brasília. A semifinal estadual ocorreu no último final de semana, no Gran Lumni Hotel, e contou com a participação de 40 universitários. A banca examinadora foi composta pela diretora técnica do Sebrae, Sidia Gomes, do analista Fábio Ortiz, pela secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, e a consultora do Sebrae, Danuza Lemos.
José William Ribeiro, aluno do Instituto Federal do Acre (Ifac) levou o primeiro lugar, e Dênisson Queiroz, Marina Fernandes e Sarah Laís, estudantes da Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao) levaram segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente. Além de representarem o Estado na final, os ganhadores da etapa estadual levaram para casa, cada um, troféu e um smartphone.
“Nós gostaríamos de agradecer a parceria com o Governo do Estado e principalmente das universidades. Esse trabalho só dá certo porque as universidades e seus alunos encaram o desafio. Só assim conseguimos resultados”, afirmou a diretora técnica do Sebrae, Sidia Gomes.
Participando pelo segundo ano consecutivo, o ganhador do primeiro lugar José William afirmou que a consultoria dos profissionais do Sebrae foram de extrema importância para alcançar a vitória. “Os consultores nas áreas de tecnologia e gestão nos incentivaram e direcionaram para os caminhos que deveríamos tomar. Com o apoio deles, conseguimos alcançar a vitória. Agora é planejar e trabalhar para a etapa final”.
Para a gestora do Desafio no Acre, a analista do Sebrae Joelma Mourão, o desafio despertou competências e habilidades empreendedoras simulando a realidade das empresas. “Os universitários desenvolveram uma ideia e colocaram-na em prática, como se estivessem administrando uma empresa real. Foi um estímulo às características empreendedoras”.
A final ocorre de 07 a 12 de abril, em Brasília, e tem como premiação 20 mil reais para cada integrante da equipe que alcançar o primeiro lugar, 10 mil reais para cada integrante do segundo lugar e 5 mil reais para cada integrante do terceiro lugar.
Conheça o Desafio Universitário Empreendedor
É uma competição promovida pelo Sebrae, com caráter educacional, que reúne, em torno de rankings, atividades e jogos com o propósito de disseminar conteúdos de gestão, inovação e empreendedorismo entre jovens universitários. Há o estímulo do desenvolvimento da cultura empreendedora para tornar os acadêmicos mais preparados para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.
Os participantes têm oportunidade de colocar à prova suas habilidades em gerir negócios participando das atividades virtuais e presenciais que difundem conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo. O endereço eletrônico é www.desafio.sebrae.com.br.