Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesp aponta redução de 32% no número de crimes contra patrimônio nos últimos quatro meses

 A secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp) divulgou na quarta-feira, 22, dados de um levantamento que aponta uma redução de 32% do número de crimes contra o patrimônio, inclui registros de roubo e extorsão, nos últimos quatro meses, em todo o Estado. A divulgação dos dados ocorreu durante entrevista coletiva.

De acordo com o secretário Emylson Farias outras áreas da criminalidade também apresentaram redução.

Temos algumas reduções significativas em algumas áreas do Acre. Nós vamos vencer essa situação das execuções e nós vamos, certamente, apresentar uma Segurança Pública que vai caminhar na contramão do Estado brasileiro: aqui, nós vamos estabelecer lei e ordem”.

Emylson confirmou que esse resultado é fruto das ações de fortalecimento da Segurança. “Fortalecemos o sistema prisional. Nós tivemos uma RDD estabelecida lá. Nós temos o fortalecimento da Segurança Orgânica”, destacou.

Os dados se referem aos primeiros 80 dias de 2017, comparados ao mesmo período do ano passado.

“A elucidação de crimes de roubo e extorsão, acompanhada da prisão de criminosos e operações sistemáticas, realizadas conjuntamente entre as forças de segurança, aliada aos vigorosos investimentos na área feitos pelo governo do Acre, são fatores que influenciaram para atingir esse resultado”, observou o secretário, Emylson Farias.

O comandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Júlio César, reforçou que, além da presença ostensiva dos militares nas ruas, a integração entre as forças de segurança pública foi fundamental para alcançar esses dados.

“A polícia tem trabalhado bem, temos várias ações nas ruas e também ações conjuntas com a Polícia Civil. Com uma rede cada vez mais firme e articulada pela segurança pública, estamos avançando na repressão qualificada e na prevenção”, afirmou.

Convocação

O governo do Estado a convocação de 210 agentes socioeducativos que irão atuar nas unidades de internação nas cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul. O evento ocorreu no Palácio das Secretarias, no Centro de Rio Branco.

Os agentes foram aprovados no processo seletivo em dezembro de 2016. Além disso, também foi anunciado ainda durante o encontro o remanejamento de 150 agentes do ISE para atuarem como agentes penitenciários nos presídios da capital acreana.

“Chegam para fortalecer as dativas de segurança, as atividades socioeducativas e de segurança de todas as nossas unidades. Estão divididos com a capacidade de cada unidade e vem fortalecer de uma foram muito firme as nossas atividades”, detalhou o diretor do ISE Rafael Almeida.

Sair da versão mobile