Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira é doadora de sangue. Apesar de o percentual estar dentro do que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), no qual pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, o número ainda é muito baixo e os hemocentros necessitam de mais doadores. No estado, o Hemoacre recebe uma média de 700 doadores por mês, segundo a instituição.
A Uninorte, solidária as famílias que dependem da doação para manutenção da vida de seus entes queridos promoverá, em parceria com o Hemoacre, o “Trote Sangue Bom”. O objetivo é, além de promover a interação entre veteranos e calouros, praticar o bem através da doação de sangue. Esta é apenas uma das várias ações que a instituição incentiva entre os acadêmicos. A doação acontece no dia 23 deste mês, das 18h às 21h30, no bloco “D”, na Uninorte.
Quem pode doar sangue
Pessoas entre 16 e 59 anos podem doar — menores de 18 anos precisam do consentimento dos responsáveis. É preciso pesar mais que 50Kg e estar em pleno estado de saúde. O candidato não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não estar em jejum, não fumar e não fazer uso de alimentos gordurosos 3 horas antes da doação. As mulheres que forem doar não podem estar grávidas ou amamentando. No momento da doação também é necessário apresentar documento com foto e ter 40 minutos disponíveis.