Os vencedores do 7º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Acre serão conhecidos nesta sexta-feira, 24. O evento de premiação será no o hotel Villa Rio Branco, a partir das 22hs, e contará com a presença do jornalista Fábio Gusmão, editor do jornal Extra (RJ) e show do cantor Waldonys.
Fábio Gusmão é consultor de estratégias digitais, jornalista há 22 anos, é editor do Jornal Extra onde foi repórter e editor assistente. Gusmão é vencedor do Prêmio ‘Esso de Reportagem’, ‘Prêmio Embratel’, ‘XXII Prêmio de Diretos Humanos de Jornalismo’, ‘Prêmio Tim de Jornalismo Investigativo’ e menção honrosa no ‘XXVIII Prêmio Vladimir Herzog’.
O encerramento da noite será com o cantor cearense Waldonys Menezes. Sanfoneiro por influência do pai, aos 13 anos Waldonys conheceu Dominguinhos com quem, um ano depois, gravou o LP “Choro Chorado”, aos 15 anos houve um avanço ainda maior: gravou com o consagrado Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Impressionado com o desempenho do menino, Gonzagão carinhosamente o chamou de “Garoto Atrevido”.
O Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Acre surgiu em 2010 com a finalidade de incentivar a inserção de notícias positivas na mídia, reconhecendo e estimulando a atuação da imprensa como difusora de informações e formadora de opinião. Se tornou referência para várias outras instituições dentro e fora do estado do Acre e é reconhecido com uma boa prática pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
Em março de 2012, o Prêmio de Jornalismo do MP/AC ganhou o primeiro lugar no X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Relacionamento com a Mídia. Ainda em 2012, o projeto serviu como base para o I Prêmio de Jornalismo do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG).
Em 2017 o prêmio recebeu inscrições de veículos de comunicação da capital e do interior do Acre, além de estados como Amazonas e do Distrito Federal, totalizando 120 trabalhos apresentados.