X

Cozinha Acreana I

A cozinha tradicional acreana. Esse é o mote principal da obra “Comer Bem com o que se Tem: De Volta às Origens”, uma coletânea de receitas organizada pelas enfermeiras Maria do Perpétuo Socorro de Souza, Maria da Conceição Mustafa e Maridans Oliveira. O e-book tem o selo da Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac) e encontra-se disponível, gratuitamente, na internet.

Cozinha acreana II
Caldinho de Macaxeira de Dona Bernadete, Galinha com Pirão de Parida, Bolinho de Sobras a Moda Ana, Chá Cura Anemia de Padre Paulino, Pudim de Açaí de Sena, Pão Ligeiro de Arnaldo. Essas são algumas das 386 receitas catalogadas na publicação e divididas em grupos: caldos, carnes brancas, carnes vermelhas, chás, doces, farofas, frutas, grãos, laticínios, massas, mingaus, saladas, sopas e bebidas. Segundo uma das organizadoras, a enfermeira Socorro, a exigência para a seleção das receitas foi a regionalidade e simplicidade do modo de preparo.



Todos os parabéns para os amigos Maíra Martinello e Roberto Duarte Júnior pelo aniversário comemorado ontem com a família e os amigos.

Os amigos Tuffic e Clara Bader comemorando a vida em viagem pelo continente americano

Ação global
Em 2017, a Ação Global contará com um estande de Ouvidorias Públicas, que reunirá ouvidorias de todas as esferas de governo, a fim de auxiliar os cidadãos a obter informações sobre como ter acesso aos serviços públicos, reclamar e apresentar ideias de melhorias para estes serviços, bem como apresentar denúncias sobre irregularidades e mau uso de recursos públicos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Sesi e Ouvidoria-Geral da União do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, a CGU, que coordena a Rede Nacional de Ouvidorias.

Fórum sobre educação, saúde e meio ambiente
Estão abertas as inscrições e as submissões de trabalhos para o 1º Fórum de Educação, Saúde e Meio Ambiente, realizado pelo Colégio de Aplicação (CAP), da Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Teatro Universitário e no Centro de Convenções da Ufac, conta com conferências, oficinas, mesas-redondas e mostras de conhecimento.

Marketing Pessoal
Com o objetivo de dialogar sobre importância do marketing pessoal no mercado de trabalho para o sucesso profissional, o Senac promoveu, na manhã de segunda-feira, a palestra: “Por que o Marketing pessoal é importante para sua empresa?”, ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Administração do Acre – CRA/AC, Fábio Mendes Macêdo. O evento foi realizado no Palácio do Comércio pelos alunos do curso Técnico em Marketing em parceria com o Conselho de Administração do Estado.

Exposição fotográfica
Alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena, do curso de Geografia da Universidade Federal do Acre (Ufac), realizaram exposição fotográfica na sala ambiente do curso. A programação contou ainda com o lançamento da revista “Sobre Crianças Indígenas”, do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin). As fotos são de autoria da equipe do Comin e retratam o cotidiano das crianças dos povos mbya guarani, caiuá guarani, caingangue, laklano xokleng, karo arara, apurinã, jamamadi e ikoloehj. As atividades visam contribuir com a discussão sobre os povos indígenas.

Abuso de autoridade
Procuradores responsáveis pela Operação Lava Jato usaram mais uma vez as redes sociais para defender a operação e alertar a população sobre os riscos do projeto de abuso de autoridade em tramitação no Senado. Desta vez, ao lado dos procuradores Deltan Dallagnol e Carlos Fernando Lima, o coordenador da Lava Jato no Rio de Janeiro, procurador Eduardo El Hage, disse que o projeto coloca em risco a operação e ameaça a independência do Judiciário e do Ministério Público.

Vida brasileira
Diversos setores do PT e dirigentes de centrais sindicais se reuniram em São Paulo, antes da divulgação das pesquisas contratadas pela CUT ao Instituto Vox Populi, sobre a chance da candidatura de Lula ao Planalto e o interesse dos brasileiros pela Lava Jato. A questão central era se os dados ajudariam o ex-presidente, a semana passada inteira exposto no noticiário da Lava Jato. Venceu a tese de que, públicas, as pesquisas poderão ajudar a sociedade a refletir sobre a fase atual do País.

Bullying nas escolas
Responsável pela realização de concursos em todo o País, a Fundação Cesgranrio lançará uma campanha contra o bullying nas escolas. A ação começa pelo Rio de Janeiro, com a exibição da peça “Quem é você”. “Queremos mostrar que a prática não é só um desafio para o meio acadêmico, mas também um caso de saúde pública”, diz Carlos Roberto Serpa, presidente da entidade.

Haja paciência!
Será bastante reforçado o esquema de segurança no prédio da Justiça Federal, em Curitiba, dia 3 de maio, quando Lula fará sua autodefesa perante o juiz Sergio Moro. Áreas próximas serão isoladas, numa tentativa de evitar confrontos entre manifestantes pró e contra o ex-presidente. Se Lula tiver que comparecer a todas as audiências para ouvir as 87 testemunhas de defesa arroladas, no todo passará uns 80 dias na capital paranaense. Além de Lula, outros sete réus convocaram suas próprias testemunhas para o mesmo processo.

A Gazeta do Acre: