Após visitar o projeto de Assentamento Walter Acre, localizado no ramal do Mutum, rodovia AC-10, o deputado estadual Lourival Marques (PT) cobrou do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ações no sentido de melhorar a infraestrutura daquela localidade. Ele frisa que o assentamento é formado por famílias de agricultores brasileiros que foram expulsos da faixa de fronteira da Bolívia e produtores de Rio Branco.
Marques sugeriu que o Incra formalize uma parceria com o município de Bujari ou Rio Branco, bem como o Deracre a fim de promover a recuperação dos ramais daquela localidade. Ele frisa que essa ação é importante para que os produtores possam escoar seus produtos.
“Até o momento não tivemos nenhum investimento do Incra para melhorar a infraestrutura dali. O governo está presente levando o crédito, fazendo açudes. Gostaríamos que o Incra fizesse essa parceria com a Prefeitura do Bujari ou de Rio branco e com o Deracre para que os produtores possam escoar os seus produtos com maior facilidade. Eles estão encontrando dificuldades para retirar a produção que é comercializada em uma feira, todo sábado, próximo à rotatória do conjunto Ouricuri, na estrada da Apolônio Sales”, disse ao pontuar ainda que o assentamento abriga mais de 500 famílias.
“Cerca de 500 famílias residem naquela localidade, portanto, é importante que se tenha um olhar diferenciado, pois, o que está em jogo o sustento daquelas pessoas. executado em parceria com o Deracre. “Vamos mostrar a importância de inserir esse ramal na programação que deve ser elaborada pelo Deracre. Creio que a prioridade são ramais que tenham bastante produção”, concluiu.