Para os amantes da 7ª arte ou só para quem curte um filme de boa qualidade, a capital acreana recebe a 11ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Na ocasião, foi realizada nesta manhã, 27, uma coletiva de imprensa para apresentar a programação do evento, que acontecerá entre os dias 9 a 14 de maio, na Filmoteca Acreana, anexo da biblioteca pública, com entrada gratuita.
A realização da mostra de cinema tem o incentivo do Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (Icem) e com o patrocínio da Petrobrás e do Itaú, e será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, em centros culturais, instituições públicas e privadas e escolas.
Em Rio Branco, a mostra tem parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fundação de Cultura Elias Mansour, Fundação Garibaldi Brasil, Secretaria de Estado da Educação e Esporte e Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Acre.
A programação conta com a exibição de 37 filmes, distribuídos entre curtas, médias e longas-metragens. Serão divididos em três mostras: Panorama Temática, que abordará questões de gênero; Homenagem, com foco na obra da cineasta Laís Bodansky; e, pensando no público infanto-juvenil, a criançada poderá acompanhar a ‘Mostrinha’, onde serão exibidos 8 filmes de curtas-metragens.
O secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, destaca a importância do evento e frisou que devem ser feitos trabalhos de direitos humanos através da cultura e da arte. “Estes trabalhos executados através da arte têm o intuito de sensibilizar a população a transmitir uma mensagem sobre os Direitos Humanos. É preciso que todos tenham conhecimento sobre diversos assuntos nesta área, que é essencial para a construção de uma sociedade mais humanizada”, declara.
O evento tem como objetivo consolidar a cultura e educação em direitos humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica, contribuindo para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.
Informações e curiosidades sobre o evento, acesse o site mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br. Lá está disponível a programação completa da mostra de cinema.