Encerra no dia 2 de maio o prazo para regularização do título de eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições e não justificaram a ausência no prazo legal. Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao fórum eleitoral ou posto de atendimento de sua cidade, portando um documento oficial com foto, mediante o pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por cada turno de eleição.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) divulgou na internet a lista dos eleitores faltosos, por meio do link www.tre-ac.jus.br/eleitor/eleitores-faltosos-as-3-ultimas-eleicoes. Em todo o Estado, são 9.612 títulos passíveis de cancelamento. A maioria é de Rio Branco, que soma 5.275 títulos, seguido de Cruzeiro do Sul, com 1.071 títulos pendentes. Entre os dias 2 e 31 de março, apenas 92 eleitores do total dos faltosos regularizaram a situação.
O cancelamento do título acarreta diversos prejuízos ao cidadão, entre eles: não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; não obter passaporte ou carteira de identidade; não participar de concurso público; não obter empréstimos; não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e outros.