X

Friagem impulsiona o comércio de pratos típicos e agasalhos em Rio Branco

Com o calor intenso que tem feito nos últimos dias na capital acreana, a temperatura ficou mais agradável com a chegada de uma nova frente fria nesta madrugada, 28. O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) registrou mínima de 16 C e a máxima de 29 C. A ‘friagem’, termo conhecido na região, não deve provocar frio intenso nas próximas semanas. Apenas deixa os dias mais ventilados.

Para se proteger do frio e ficar bem agasalhado, a população percorreu as ruas do Centro da cidade e lojas de departamentos em busca deste vestuário, já que todo o estoque no comércio local foi renovado, para atender todos os tipos de público ao adquirir o produto.

Segundo Francisco Lira, funcionário há mais de 16 anos da loja mais popular da cidade, localizada no Centro, afirma que todos os anos a empresa reforça a mercadoria com novas roupas. E hoje, devido à queda brusca de temperatura, a procura está intensa. “Infelizmente, as vendas estavam bem inferiores. Esse clima só veio a contribuir positivamente nas vendas, pois os clientes estão procurando modelos mais em conta e com qualidade. Todos sabem que a loja se destaca pela tradição e pelo preço, que é bem acessível”, declarou.

Uma peculiaridade conhecida em nosso Estado com a chegada da friagem é a enorme procura pela degustação do famoso prato típico amazônico, conhecido como ‘Tacacá’.

Eteilson Souza, funcionário de um dos quiosques localizado na Praça da Revolução, em frente ao Colégio Cerb, explica que, devido à grande procura, o consumo por essa iguaria cresceu consideravelmente. “Temos que dobrar os pedidos dos ingredientes como o tucupi, folha de jambu e camarão. Sempre que ocorre essa friagem em nossa cidade, a população sai de casa pra poder experimentar o Tacacá, principalmente no período da noite, onde o movimento é bem maior. Espero que esse clima permaneça pelo menos até o final de semana, para podermos tirar um bom lucro nas vendas”, disse.

A temperatura deve permanecer baixa em todo Estado, deixando o céu encoberto, principalmente nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia e Xapuri.

A Gazeta do Acre: