Após a realização de um encontro na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para debater o controle e erradicação da hanseníase no Estado, a deputada estadual Maria Antônia (PROS) frisa a necessidade dos municípios acreanos se unirem para a implementação do Programa de Combate à Hanseníase no Estado.
De acordo com a deputada, algumas cidades estariam negligenciando no atendimento básico. “No caso do Acre, temos municípios que não estão fazendo o que lhes cabe, que é o atendimento básico de saúde. Por isso convidamos os secretários municipais e do Estado para estarem aqui para dirimirem todas as dúvidas e garantir a execução do programa de combate à doença”, disse a deputada.
Maria Antonia salienta ainda a importância do controle e prevenção da doença. “É importante que esse assunto seja amplamente debatido, pois, dessa forma conseguimos levar à população maiores informações sobre a doença, desde as formas de controle e prevenção até os sintomas, características do mal de Hansen e o tratamento. Quanto mais informada a população for, mais livre ela estará do contágio da doença”.
Desde que assumiu uma das cadeiras no parlamento estadual, a deputada tem lutado em defesa dos hansenianos. “Todos que acompanham as minhas ações nesta Casa sabem que sempre coloquei o meu mandato à disposição do Morhan. Sempre estou acompanhando os trabalhos da coordenadoria do Morhan aqui no Acre. Essa é uma luta de todos nós”, finalizou.