X

Sebrae no Acre é parceiro em Feiras do Peixe

 De 10 a 14 de abril acontece a Feira do Peixe e da Agricultura Familiar, uma oportunidade para agricultores familiares divulgarem seus produtos e impulsionarem as vendas

 Com o propósito de estimular o setor de piscicultura e impulsionar as vendas e garantir uma renda extra aos produtores rurais de várias comunidades, durante a Semana Santa, municípios do Estado do Acre, em parceria com o Sebrae e com o Governo do Estado realizam a Feira do Peixe e da Agricultura Familiar.

Além da piscicultura, agricultores familiares que desenvolvem atividades no setor de hortifrúti e de alimentação também poderão comercializar seus produtores. O Sebrae no Acre vem sendo parceiro e apoiando essa atividade. Veja a atuação por regional:

 No Alto Acre – A Feira do Peixe e da Agricultura Familiar será realizada entre os dias 12 a 14 na feira livre municipal Maria Florença, situada à avenida Rui Lino, em Brasileia. Estima-se a participação de 14 piscicultores, 10 hortifrutigranjeiros e oito agricultores familiares que desenvolvem atividades no setor da alimentação.

A Feira em Brasileia é uma realização do Sebrae no Acre, juntamente com a prefeitura e o governo do Estado. São parceiros o Incra, o ICMBio, o Sindicato dos Trabalhadores de Brasileia, a Coopergrão e a Pesacre-Ekoar.

Serão comerciados o tambaqui, pirapitinga, curimatã, piau, pirarucu, tilápia, surubim e pintado, além de espécies regionais. “A feira do peixe já se tornou tradicional, envolve produtores de Brasileia e Epitaciolândia e impulsiona a atividade de piscicultura. O Sebrae, nos últimos anos, vem desenvolvendo importantes ações relacionadas à este segmento, o que contribuiu para a expansão das vendas para os municípios da região e também para os países de fronteira”, afirma o gerente da Regional do Alto Acre, Jorge Saad.

 No Juruá/Tarauacá-Envira – Nesta regional a Feira acontece em quatro municípios: Porto Walter, Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó. Em Feijó, concomitante à Feira, haverá a inauguração da Feira do Agricultor Empreendedor. O Sebrae é parceiro, fornecendo parte da infraestrutura necessária para a realização das feiras, bem como ações de capacitação do produtor.

Para o gerente da Unidade Regional do Juruá, Manuel Orleilson Ferreira da Silva, estima-se a participação de cerca de 200 produtores no âmbito dos quatro municípios onde a feira acontece. São produtores da agricultura familiar, muitos deles há anos desenvolvendo atividades relacionadas à piscicultura e, nesta época, especialmente, veem nas feiras uma oportunidade de impulsionar as vendas.

“Essas feiras são de fundamental importância para o aquecimento da economia dos municípios. Em Porto Walter, por exemplo, há dois anos não havia produção de peixes. Uma ação que envolveu o Sebrae, a prefeitura e o governo do Estado estimulou e possibilitou as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade, conseguimos incentivar a produção de peixes naquele município. As feiras, nesse sentido, promovem e estimulam a comercialização, fomentando a economia do Estado”, enfatiza Orleilson.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: