Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hospital Universitário I

A Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentou o projeto básico de arquitetura do Hospital Universitário (HU), no auditório Adriana Delgado Santeli, no Centro de Convenções. Elaborado em etapas, o projeto final deve ser entregue em outubro deste ano.
O autor do projeto de arquitetura do HU, arquiteto Thomé Raposo, da empesa Projeto H, detalhou o trabalho. Membros da administração superior e da comunidade acadêmica estiveram presentes na apresentação do projeto básico de arquitetura do hospital-escola.

Hospital Universitário II
O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ressaltou que o HU irá beneficiar todos os cursos da área de saúde. “Tanto os que já existem quanto os que poderão ser criados pela Ufac, como o de Farmácia e Ortopedia, cujo funcionamento deve passar pelo hospital”, disse. “O benefício do HU irá se estender à sociedade acreana. Será um hospital moderno que irá beneficiar a população.”


Todos os parabéns para minha princesa Isadora Theodoro que ganhou festa ontem pelo seu aniversario

Advogada Maria Ligia Ueno desembarcou em Rio Branco para conhecer a cidade e firmar parcerias na area jurídica.

Ontem foi um dia muito triste. A Hora de se despedir da nossa amiga Farid, avó da minha amiga Inês de Oliveira que deixou muita saudade estre os amigos e a família.

Brinde pelas mães
O Dia das Mães na Universidade Federal do Acre (Ufac) foi comemorado com um café da manhã compartilhado no hall da Reitoria. A homenagem às servidoras foi antecipada para a manhã de sexta-feira, e contou com sorteio de brindes e apresentação do Quarteto de Cordas da Ufac.

O bem e o mal
Nos anos 1970, muito se falou das hidrelétricas como fonte de energia limpa e, hoje, sabe-se que não é bem assim. Os custos ambientais dos represamentos suprimem a vegetação, o assoreamento retira a vida útil da lâmina d´água etc. Hoje, se vende a ideia da energia eólica “ecofriendly”. Meia verdade. Nada amigável com a natureza uma força que vem suprimindo a vegetação da caatinga (com impacto sobre a flora e a perda de habitat para a fauna). Ambientalistas denunciam a expansão nesse tipo de mata e lembram que, na Europa, os parques eólicos são montados só em áreas devastadas. São muitos os relatos de morcegos que se chocam com as pás no Rio Grande do Sul.

Dados do comercio
Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no mercado varejista brasileiro registraram queda de 2,5% ao longo do primeiro trimestre. De acordo com o assessor da presidência para assuntos econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), Alex Barros, as projeções, porém, apontam alta de 1,5% nas comercializações para o varejo nos próximos meses.

Foro privilegiado
A proposta de fim do foro privilegiado, em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal) e no Congresso, causa inquietação na cúpula das Forças Armadas. Os quatro comandantes militares (Chefe do Estado Maior, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica) gozam da prerrogativa. Com o fim do foro, os comandantes poderiam ser processados por um juiz de primeiro grau.

O ASTRO NO BRASIL
O cantor Mick Jagger deve vir para o Brasil nesta semana. Ele planeja participar da festa de aniversário de seu filho Lucas, na quinta-feira (18). O jovem está completando 18 anos.

Regalia para todos
A decisão dos senadores em votar o fim do foro privilegiado, no plenário, tem como objetivo passar o problema para a Câmara. Nove entre dez senadores têm certeza de que os deputados não vão abrir mão do privilégio

A conta do volante
O Brasil deixou de ganhar R$ 146 bilhões, em 2016 (2,4% do PIB), por causa da violência no trânsito — número 32% menor que o de 2015. É o valor que teria sido produzido pelas vítimas que se acidentaram: 33,5 mil morreram e 28 mil ficaram inválidas. O cálculo é do professor Claudio Contador, do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro, da Escola Nacional de Seguros.

Sair da versão mobile