X

Deputado comemora sanção de lei que prevê medidas ao controle de obesidade nas escolas

 O deputado estadual Antonio Pedro (DEM) comemorou a sanção governamental do projeto de sua autoria que prevê medidas para o controle da obesidade e reeducação alimentar nas escolas públicas estaduais.

O parlamentar pontuou que apresentou a proposta na Assembleia Legislativa após tomar ciência da pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – Vigetel. Segundo ele, o resultado mostrou que 21,3% das pessoas da capital acreana estão obesas, sendo que 18,5% são homens e 2,8% são mulheres.

“Antes que esse quadro se agrave é necessário que se crie políticas públicas para tratar sobre o assunto, portanto, a importância da participação da Educação nesse debate, haja vista que muitas crianças e adolescentes tem apresentado uma elevação no índice de sobrepeso”, apontou.

A lei determina que toda escola pública tenha um profissional da saúde atuando nos horários de aula com a finalidade de orientar os alunos, bem como realizar uma avaliação física em cada discente. Aos estudantes que estão acima do peso, haverá um planejamento especial.

“Uma equipe multidisciplinar de médicos, nutricionistas e preparadores físicos acompanhará o aluno que apresentar sobrepeso. Nesse sentido, serão elaborados um plano de reeducação alimentar e criação de metas para fazê-lo perder peso”, ressaltou o deputado.

Caso necessário, a escola deverá oferecer também acompanhamento psicológico mensal aos alunos que apresentarem distúrbios alimentares, além de palestras, e atividades de conscientização sobre como adquirir hábitos saudáveis e inserir atividades físicas na rotina diária.

“Acredito que uma das atribuições da rede de ensino é instruir e conscientizar a comunidade escolar acerca de hábitos saudáveis, a fim de se obter uma sociedade salutar. Defendo a ideia de que educação do corpo também se aprende na escola”, disse o deputado.

As despesas decorrentes da execução da lei devem ser feitas com dotações orçamentárias que podem ser suplementadas, caso seja necessário.

 

A Gazeta do Acre: