Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministério da Saúde realiza campanha de prevenção à malária em Rio Branco

 O Ministério da Saúde (MS) realiza campanha de prevenção à malária em 10 bairros de Rio Branco. Por meio do projeto Outdoor Social, o MS instala placas/outdoors na casa de centenas de moradores, que recebem a quantia de R$ 100 para autorizar a instalação da placa em sua residência.

Com a mensagem: “Faça o tratamento até o fim. Sem a doença você vive muito melhor. Procure uma unidade de saúde para realizar o exame. Caso seja malária, faça o tratamento completo”, o MS pretende conscientizar moradores dos bairros Taquari, baixada da Cadeia Velha, Baixada da Habitasa, Cidade Nova, Ayrton Senna. Seis de Agosto, Aeroporto Velho, Praia do Amapá, Preventório e Triângulo.

Em 2016, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) registrou um aumento de 26,1% dos casos de Malária em cidades do Acre. Somente no ano passado, cerca de 26.773 casos da doença foram notificados. A incidência, de acordo com a Sesacre, é de 33,6 casos a cada 1 mil habitantes residentes no estado.

Segundo a responsável pela área técnica da Vigilância Epidemiológica, Luana Almeida, o Estado registrou uma redução de 9,1% nos casos de malária de janeiro a março deste ano, se comparado ao mesmo período de 2016.

“Ano passado tivemos um acréscimo, mas graças a Deus iniciamos esse ano com essa redução. A Sesacre têm feito um trabalho intensivo, principalmente nos municípios que mais concentram a incidência da doença, que são Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Esses municípios também apresentaram redução no começo deste ano”, explicou.

 

Sair da versão mobile