X

Motofretistas protestam contra lei que proíbe o transporte de passageiros em Rio Branco

 Um grupo de motofretistas realizou um manifesto contra a lei municipal que proíbe o transporte de passageiros na Capital nesta terça-feira, 9. A categoria pede que a lei seja revogada e que os motofretistas também possam transportar pessoas, além de cargas.

Durante o protesto, um grupo de aproximadamente 30 motofretistas chegou a interditar parte da Avenida Getúlio Vargas e da Rua Rui Barbosa.

Segundo a categoria, os motofretistas têm sido penalizados e perseguidos pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans). Além disso, eles alegam que existe uma lei federal que autoriza o também o transporte de pessoas.

O superintendente do RBTrans, Gabriel Forneck, explica que a lei foi criada com intuito de ajudar a categoria, autorizando o transporte de cargas. Ele acrescenta ainda que não existe nenhum tipo de perseguição por parte do órgão. “Estamos fazendo fiscalizações normais, quem está trabalhando carregando carga não tem com o que se preocupar”.

Forneck destaca que tanto a Prefeitura como a RBTrans têm mantido um diálogo com a categoria. Porém, muitos motofretistas insistem em transportar passageiros. “Nós seguimos a recomendação do Código Nacional de Trânsito”, disse.

Greve dos Correios termina no Acre após 14 dias

Após 14 dias de greve, os trabalhadores dos Correios do Acre decidiram voltar ao trabalhar a partir das 14h desta terça-feira, 9. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC), a categoria resolveu suspender a paralisação após o encerramento do movimento nos demais estados.

“A categoria optou, pela maioria dos votos, a voltar para o trabalho. O movimento foi muito bom, muito gratificante. Pudemos sentir a força da categoria, tivemos divergências dentro das federações quanto ao apoio global, mas no geral a categoria saiu mais fortalecida”, disse o presidente do Sintect-AC, Edson Pinheiro.

(FOTO/ ALINE NASCIMENTO)
A Gazeta do Acre: