X

Para debater os desafios no exercício da profissão, a Ufac promove o I Encontro Acreano de Geografia

 O dia do geógrafo, comemorado nesta segunda-feira, 29, motivou a realização do I Encontro Acreano de Geografia (I EAGEO) que acontece até esta terça-feira, 30. Com o tema “Os desafios para a formação e exercício profissional da Geografia na atualidade” o evento com vasta programação que incluem palestras, mesas redondas e lançamentos de livros.

A ideia do encontro é ser um espaço de debate e reflexão sobre a ação do profissional de geografia (licenciados e bacharéis), destacando os seus compromissos sociais e políticos na sociedade em que está inserido.

Hoje o evento prevê a realização de duas mesas redondas, sendo uma a respeito de Experiência e possibilidades de Pesquisas Geográficas na Amazônia, que ocorre das 14h às 16h horas.

A segunda vai tratar da organização profissional e atuação política e social do profissional da Geografia na atualidade. Essa atividade deve ocorrer entre as 16h30 às 17h30, no Espaço APROGEO.

Atualmente, o profissional formado em Geografia é responsável por estudar, analisar e compreender a lógica de produção e transformação do espaço humanizado em sua relação com o meio natural.

Devido a isso, os interessados nesta carreira podem optar pela licenciatura ou pelo bacharelado. Os licenciados são os aptos a ministrar aulas da disciplina de Geografia no ensino fundamental e médio, necessitando de especialização, mestrado e/ou doutorado para lecionar em nível superior.

Já os bacharéis, após formados, deverão filiar-se ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e, estão aptos a trabalhar com pareceres técnicos em diversos campos, como planejamento urbano, estudo de impactos socioambientais, contenção de problemas erosivos, entre outros.

 

 

A Gazeta do Acre: