X

Polícia Civil deflagra a 2ª fase da Operação “Infância Protegida” e cumpre mandados na capital

 A 2ª fase da Operação “Infância Protegida” foi deflagrada nesta quinta-feira, 18, pela Polícia Civil. Ao todo 16 mandados judiciais foram cumpridos em Rio Branco. Na ocasião, o promotor de eventos Denis Braga, conhecido como “Traquina”, foi preso sob a acusação de estupro.

A operação foi deflagrada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, celebrado nesta quinta.

Outras pessoas foram presas e três menores apreendidos pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

Segundo mandado de prisão, Denis foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão, inicialmente em regime fechado, visto a gravidade do crime por ele cometido. Ele teria abusado sexualmente de uma adolescente, ainda em 2013, quando instaurado inquérito policial para investigar o caso.

A coordenadora da Depca, Elenice Frez, disse que o empresário estava foragido da Justiça.

“É uma situação que há envolvimento com adolescente. Há condenação de nove anos de prisão, recorrível obviamente. Ele tem todo direito de se defender e buscar todos os recursos que são cabíveis, mas a princípio há uma condenação em primeira instância”, comentou.

Ao todo as condenações juntas somam a 120 de prisões. A delegada ressaltou ainda na maioria dos casos, os suspeitos são pais, tios e outros parentes próximos às vítimas.

A delegada destaca que a ação policial visa sobretudo chamar a população para que tenha protagonismo maior nas denúncias. “É preciso que a população tenha uma participação maior para que haja eficácia no trabalho. A população deve buscar a delegacia e denunciar qualquer caso de violência sexual contra crianças e adolescentes que chegar ao seu conhecimento”, ressaltou a delegada.

Fotos/Ascom Sesp
A Gazeta do Acre: