Termina nesta quarta-feira, 31, às 20h, a segunda edição da feira EcoFlores, realizada no Horto Florestal, em Rio Branco. Quem passou por lá, gostou do que viu. O local reúne empreendedores que oferecem opções de jardinagem, culinária, movelaria, cerâmica e artesanato, entre outros.
De acordo com a funcionária pública, Raimunda Lima, a feira foi destino para um passeio em família. “Trouxe meu filho e minha neta para passear e conhecer as iniciativas produzidas por pessoas que aproveitam o que iria para o lixo, por exemplo. E vim comprar umas mudas de pimenta para casa. Além de aproveitar esse espaço no Horto que muito bacana”, comentou ela que se admirou com a vasta opção de flores disponível na feira.
A expositora Francisca Melo destaca que a feira tem possibilitado um acréscimo nas vendas das mudas de plantas. “A feira tem tido um bom público. Tem muita gente que vem só olhar, sem pretensão de comprar, mas se encanta com a beleza das plantas e acaba levando. Não criamos muita expectativa com as vendas, devido ao momento atual, mas no geral, tem sido bom”, comentou.
A vendedora Maria das Chagas Silva comemora as boas vendas nos salgadinhos oferecidos durante todas as noites de EcoFlores. “O movimento tem sido muito bom. E é difícil resistir a um pastel quentinho, depois de ver tanta coisa bonita que tem aqui”, completou.
Na manhã desta quarta-feira, 31, será oferecida a oficina de Montagem de Vasos das 9h às 11h. As atrações culturais estão sob responsabilidade da Fundação Garibaldi Brasil (FGB). O show do músico Fernando Oliveira, marca o encerramento do evento.
De acordo com o coordenador estadual da Unisol, Carlos Omar da Silva, a ampliação do apoio institucional e ações educativas foram o grande diferencial da II Edição da Ecoflores. O evento reuniu cerca de 70 empreendimentos de diversos segmentos.
No local, a SepMulheres disponibiliza a unidade móvel para realizar serviços de assistência social, atendimento psicológico e assessoria jurídica. Já o Instituto Dom Moacir (IDM) conta com uma estrutura para a exposição de peças produzidas durante curso de formação técnica em design.
A Ecoflores é uma iniciativa da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários no Acre (Unisol) que conta a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Governo Federal, SEBRAE e Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semeia), Assistência Social (Semcas), Agricultura e Floresta (Safra), secretaria da Mulher (Semam), Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Comtes) e Fundação Garibaldi Brasil (FGB).