Com o objetivo de tornar dinâmico o acesso de alunos e servidores a serviços internos como restaurante universitário e biblioteca, a Universidade Federal do Acre (Ufac) inicia a implantação da Identidade Estudantil e Identidade Funcional. O processo de confecção das identidades tem início na próxima quinta-feira, 4, no hall da reitoria. Ao final, estima-se a impressão de aproximadamente 12 mil carteiras entre alunos e servidores.
“As identidades estabelecem um avanço significativo na padronização dos serviços e economia para a instituição”, declara o Diretor do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Edvandro Reckziegel. “Uma identidade para vários serviços otimiza a demanda da universidade”, acrescentou.
Para a Pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodgep), Filomena Cruz, a identidade é um documento que facilita a identificação dos servidores dentro da Ufac. De acordo com Filomena, a Ufac possui uma demanda crescente de serviços que exigem circulação de servidores entre os diversos setores da instituição. “Além de ser um documento válido em todo o território nacional, a identificação beneficia o trânsito livre e a cooperação de outros servidores para o bom andamento dos serviços”, explicou.
Entre os benefícios da Identidade Estudantil está a proposta de redução no tempo de espera no Restaurante Universitário (RU). De acordo com o Pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Sérgio Siqueira, a identidade possui um código de barras que dará acesso aos serviços do RU, o que, explica ele “ser um grande avanço na universidade”. “Queremos reduzir o tempo de espera no RU e também otimizar a compra do ticket. A Identidade vai nos ajudar a oferecer um serviço melhor aos nossos alunos”.
Confecção das carteiras – Obedecerá a um cronograma, que começa com a atualização cadastral de alunos e servidores, até a impressão pela Proaes e Prodgep, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A fase inicial, prevista para iniciar nesta quinta-feira, 4, ocorre no prédio da reitoria, atendendo, primeiramente, aos servidores do campus sede, em Rio Branco. “O objetivo é testar o sistema e ver como se comporta o fluxo de trabalho pensado para procedimento das carteiras”, explica o coordenador do processo, Glauco Capper.
De acordo com Capper, após a realização da atualização cadastral dos servidores, será disponibilizado um cronograma para a realização das fotos e confecção das carteiras dos alunos dos campi Rio Branco; Floresta em Cruzeiro do Sul; e o Colégio de Aplicação. “O cronograma obedecerá ao funcionamento dos cursos e dos setores da universidade. Isso facilitará o trabalho, trará organização e otimizará o tempo para a produção das carteiras”.
Para realizar a atualização de cadastro é necessário trazer ter em mãos RG e CPF. O cronograma de onde será disponibilizada as cabines que farão atendimento será divulgado, em breve, no site da Ufac e, também, por meio da página oficial da instituição no Facebook.