X

Vereador Dankar comemora os doze anos em que o Acre é reconhecido como zona livre da febre aftosa

“A cada ano os produtores rurais ficam mais conscientes da importância da vacinação para manter o gado valorizado”. A frase é do vereador de Rio Branco, Mamed Dankar (PT) ao comemorar os 12 anos em que o Acre é reconhecido como zona livre da febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Dankar lembrou que, no início do mês, a diretoria do Idaf esteve em Brasília onde se reuniu com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na oportunidade, tratou-se sobre as diretrizes do Plano Estratégico 2017-2022, definido durante a 44ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa)

O parlamentar, que também já esteve à frente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) entre o ano de 2015-2016, pontuou que o órgão mantém uma agenda de trabalho focada na estruturação da defesa agropecuária cada vez mais sólida para avançar no status de área livre de aftosa sem vacinação em 2019. “No Acre a vacina será retirada em 2019, até lá segue a campanha normal” disse.

Acre e Rondônia fazem parte do primeiro bloco ao se tornarem livre de aftosa sem vacinação em 2019. O Mapa trabalha com a possibilidade de retirar a vacinação de 80 milhões de cabeças de gado em todo Brasil. “Teremos grandes desafios. Iremos valorizar, ainda mais, nossos servidores com implantação de qualificação de nossos programas”, destaca o diretor presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz.

Por fim, o vereador parabenizou a equipe do Idaf pelos resultados alcançados ao longo dos últimos anos. “A gente tem que lembrar a competência e a dedicação dos nossos servidores, que não medem esforços para realizar seu trabalho, e não podemos esquecer que sem a parceria com os pecuaristas não alcançaríamos índices tão positivos”.

A Gazeta do Acre: