Atendendo a um requerimento dos vereadores Mamed Dankar (PT) e Eduardo Farias (PCdoB), a Câmara Municipal recebeu na manhã de ontem, 2, representantes da Família Down Acre. No encontro foram debatidos os desafios e dificuldades vividas pelas famílias e crianças com Síndrome de Down no Acre.
Na oportunidade, o vereador Mamed Dankar destacou a importância de se combater o preconceito e garantir a inclusão social de pessoas com Down. “Fico feliz que esta Casa Legislativa se proponha a realizar debates de assuntos tão importantes como esse. Precisamos levar essa questão à sociedade, pois, é a partir da conscientização que iremos eliminar o preconceito e garantir a inclusão de mais pessoas com Down na sociedade, possibilitando que possam viver com mais dignidade”, disse.
Dankar defendeu a implementação de novas políticas públicas que possam oferecer a efetiva inclusão por meio da educação, do emprego, da saúde e do lazer. “Tenho certeza de que quanto mais informações a sociedade obtiver, mais respeitoso e inclusivo será o trato com a pessoa com a Síndrome”, pontuou.
Eduardo Farias, por sua vez, destacou a relevância do envolvimento do parlamento municipal na causa. “É importante que esta Casa de Leis participe deste debate. Agradeço aos colegas de que aprovaram a realização desse encontro. Precisamos fazer ecoar na sociedade essa conscientização em torno do assunto”.
A representante da Família Down Acre, Roberta Freitas pontuou os avanços, porém, disse que há muito a ser conquistado. “Muitos tabus já foram quebrados, porém, ainda temos muito que caminhar e conquistar. Nossa luta diária é mostrar para as pessoas que uma pessoa com Down é capaz de sentir, amar, estudar, aprende, divertir-se e trabalhar. Pode levar uma vida autônoma como qualquer pessoa. O que desejamos é que toda a sociedade se uma a essa nossa luta diária e nos ajude a proporcionar as melhorias que essas pessoas tanto merecem”, finalizou.