X

AOS NOVOS ADVOGADOS

Bom dia a todos… Essa semana vivenciei uma situação extremamente conflitante, pois, fiquei muito feliz com o sucesso de uma grande amiga que foi aprovada no exame da OAB e ao mesmo tempo sensibilizado com a situação de outra que não foi aprovada. É difícil dizer para alguém que se dedicou e se empenhou por mais de cinco anos que uma reprovação não significa fracasso, que existem centenas de outros candidatos que infelizmente amargaram essa mesma sensação. Para esses guerreiros hoje combalidos, fica a certeza de que para quem luta sempre haverá novas chances de vitória, desistir não é uma opção. Aproveitem essa oportunidade para exercitarem ótimas características dos bons advogados, a superação, o autocontrole, a capacidade de adaptação e o comprometimento com um objetivo maior.

Mas o artigo de hoje que infelizmente é o último de uma série de oito que me propus a escrever (neste que um dos veículos de comunicação mais emblemáticos que existem), não poderia deixar de ser dirigido aos NOVOS ADVOGADOS. Desde 18/11/2016, o Brasil passou a ter 1 milhão de advogados. Esses dados são do cadastro nacional de profissionais, mantido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Esse montante não inclui inscrições de estagiários e as suplementares. Se forem inseridos os totais dessas duas categorias, o total chega a 1,07 milhão. Lembremos que a população brasileira atualmente chega a 211.646.944 de habitantes.

O Brasil é o mercado mais concorrido do mundo para a Advocacia. Isto se deve ao fato que no Brasil existe mais cursos de direito do que a soma do resto do mundo.

E AGORA? COMO SE DIFERENCIAR?
Agora mais do que nunca é importante o planejamento estratégico do negócio e um plano de comunicação off-line e digital para gerar e agregar valor à marca do seu futuro escritório, construir uma reputação solida como advogado e posicionando as suas áreas de atuação de maneira correta no mercado, sem ferir o código de ética da OAB.

Os clientes buscarão cada vez mais profissionais altamente gabaritados, com conhecimento significativo a fim de aumentar a expectativa de sucesso na demanda consultiva e contenciosa. As palavras chave no atual e concorrido mundo da advocacia são: Planejamento e Estratégia.

Apesar de contarmos com a limitação ética da publicidade do serviço de advocacia, ainda assim muitos profissionais conseguem se destacar ao chamar a atenção para posicionamentos modernos e uma visão diferenciada das hipóteses de atuação.

Sou professor a mais de 13 anos e conquistei um grande reconhecimento pelos meus serviços prestados em sala de aula, me aventurar em outra profissão tão importante quanto à advocacia antes de qualquer coisa é um grande desafio pessoal, além da realização de um grande sonho. E acredito que assim seja para todos aqueles que foram recentemente aprovados e farão parte do quadro da OAB.

Muito já ouvi de vários colegas o quanto a advocacia acreana mudou nos últimos anos, muito fruto do empenho e dedicação de jovens advogados. Saibam que agora vocês são vitoriosos, mas não se acomodem, pois, por mais que tenhamos sucesso em algum período da carreira, os méritos do passado não se perpetuam e muito menos garantem sucesso no presente, a cobrança pessoal deve ser rotineira, já que a cobrança do mercado liberal de trabalho é cotidiana. Sempre se pergunte, estou fazendo o máximo que posso para superar meus limites e minhas deficiências? Estou sendo leal comigo mesmo e com meu cliente? Estou me comprometendo efetivamente com minha nova função social e profissional?

Não tenham medo de pedir ajuda, e acreditem, nesses primeiros passos da carreira serão inúmeros os momentos que a ajuda será muito bem vinda. Lembre-se que não estamos mais no âmbito da faculdade e nossos acertos e erros terão reflexos práticos na vida de nossos clientes e demoramos anos para construir uma imagem e uma reputação. No Direito é preferível “se humilhar” perante um colega a correr o risco de prejudicarmos aqueles que tanto dependem de nosso empenho.

Não seja capacho de ninguém. Você estudou tanto quanto qualquer um para ser chamado de advogado. E naturalmente deve valorizar seu esforço e empenho, sua falta de experiência deve ser minimizada por ainda mais estudo e dedicação, escute mais, esteja sempre disposto a aprender e nunca se deixe rebaixar.
Você agora faz parte de uma classe que tem um papel fundamental no Estado Democrático de Direito. Lute pela Advocacia, tanto quanto você lutará pelos direitos de seus clientes. E sejam bem vindos.

Me despeço de você leitor, esperando ter contribuído para sanar duvidas relevantes do seu dia a dia, espero em breve ter uma nova oportunidade para escrever novamente para todos. E quanto aos senhores Novos Advogados em especial para você minha amiga Taty Campos nos vemos nos tribunais.
“Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando meu machado”. Abrahan Lincoln – Ex-presidente dos E.U.A.
Bom domingo.

MARCELO MORAIS
Professor, Advogado, Pós-graduando em Direito Tributário.
Contato: marcelomoraispessoal@gmail.com

A Gazeta do Acre: