X

Católicos acreanos se organizam para a visita do Papa Francisco a Puerto Maldonado, no Peru

 Após o anúncio da visita do Papa Francisco a três cidades peruanas em janeiro de 2018, entre elas Puerto Maldonado, localizada na fronteira entre o Peru e o Brasil, distante 574 quilômetros de Rio Branco no Acre, os católicos iniciaram o planejamento para estarem presente nesse momento tão importante.

Essa será a primeira visita de um chefe da Igreja Católica aos dois países desde o final da década de 1980. Se não houver mudanças, Francisco estará no país vizinho entre 18 e 21 do mesmo mês para visitar Lima, Trujillo e Puerto Maldonado.

De acordo com funcionária federal, Daiane Rocha, falou com emoção da visita do líder católico. “Sou católica e amo minha igreja. Fiquei sabendo na segunda-feira, 19.06, na mesma hora me veio um turbilhão de sentimentos, perdi uma oportunidade, recentemente, de estar com alguns irmãos num encontro com o Papa, em Roma, já ter outra oportunidade assim tão rápido e pertinho de casa”, comentou.

Daiane falou que essa é uma oportunidade que não dá para pensar duas vezes. “A emoção e a ansiedade já tomam conta de mim, já estou contando as horas. E como católica, poder estar tão perto e presenciar esse momento de ver o Papa, jovem que um dia saiu de casa, deixou sua família para ser presença de Cristo no mundo, é algo inexplicável!”.

Diante da notícia, a Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) do Acre já se prepara para o momento, articulando junto às empresas e operadoras de turismo de Rio Branco e Cruzeiro do Sul para que ofereçam aos fiéis pacotes promocionais com destino ao país vizinho.

“Estou articulando um grupo de amigos que também não querem perder esse momento, estamos buscando contatos de empresas de turismo e dicas de pessoas que já fizeram essa viagem”, comentou Daiane.

Ainda segundo a católica essa será a primeira ida ao Peru de todo o grupo. “Vale todo e qualquer sacrífico para participar desse momento. Estamos buscando e pechinchando o melhor preço, mas acredito que vai ser difícil as operadoras baixarem os preços. Mas, faremos o possível, nem que seja preciso antecipar o décimo de 2018”, falou Daiane.

O que move a jovem a fazer essa viagem é saber que vou estar diante de um homem que é o real exemplo de cristão, que vive sua fé não para si, mas para o bem de todos. “Ele me ensina como devo viver minha fé de forma autêntica”, ressaltou Daiane sobre o Papa Francisco.

Saiba mais    

Para se ter uma ideia da distância entre Rio Branco e Puerto Maldonado, A viagem de carro dura quase nove horas e pode ser feita por meio da Estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica, a BR-317. Do local, também é possível pegar um voo que leva até a capital do Peru, Lima.

A região tem uma população de aproximadamente 92 mil pessoas, é considerada a “capital da biodiversidade” do Peru. Porém, apesar de abrigar importantes reservas naturais como o Parque Nacional do Manu e da grande quantidade de povos indígenas, Madre de Dios sofre o flagelo da mineração ilegal, do contrabando e do tráfico de drogas.

Dia de São Sebastião – 20 de janeiro

A ida do líder católico ao país vizinho vai ocorrer também num período bem especial para os acreanos. Também no dia 20 de janeiro se comemora o dia de São Sebastião, o padroeiro do município de Xapuri entre outras, além de protetor da humanidade, contra a fome e a peste.

Em 2018, ocorre a 116ª edição da procissão em celebração ao santo. O evento é considerado uma das maiores festas religiosas do Acre. A procissão de São Sebastião em Xapuri teve origem no dia 20 de janeiro de 1902, sete meses antes do início da Revolução Acreana, em 6 de agosto do mesmo ano. Um grupo de cerca de 100 fiéis saiu às ruas da cidade em devoção ao santo padroeiro das guerras.

Daiane e o marido planejam acompanhar visita do Papa Francisco ao Peru (FOTO/ ACERVO PESSOAL)

A Gazeta do Acre: