A celebração do Corpus Christi deve aproximadamente 10 mil fiéis nesta quinta-feira, 15, no Centro de Rio Branco, segundo a organização. A festa tradicionalmente celebrada 60 dias após a Páscoa comemora “solenemente o sacramento do Corpo e do sangue de Jesus Cristo”.
Os fiéis se encontram na Praça da Catedral Nossa Senhora de Nazaré para ornamentar as ruas com tapetes desenhados com símbolos bíblicos e eucarísticos. A celebração da Missa deve acontecer às 17h de quinta-feira, 15. A procissão está marcada para começar às 18h.
Em entrevista ao Jornal A GAZETA, o padre Massimo Lombardi explicou o significado da celebração. “Essa é uma valorização da Eucaristia, que é o Ministério principal da Igreja Católica. Jesus instituiu a eucarística na quinta-feira Santa quando falou: Este é o meu corpo e o meu sangue”.
O padre acrescentou que, até ano passado, as paróquias faziam programações separadas, mas este ano todas devem se reunir nesta celebração principal.
“No mundo inteiro e em todos os estados do Brasil celebra-se esta festa eucarística, e também aqui no Acre. Este ano nós vamos tentar reunir todas no mesmo local para uma grande celebração”.
Sobre o Corpus Christi
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando Cristo teria aparecido à freira Juliana de Mont Cornillon (através de visões) e demonstrado a vontade de que o mistério da Eucaristia (a Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”) fosse celebrado.
A festa foi estendida para toda a Igreja em 1264, quando o papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, pediu a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos a serem lidos durante a celebração, os quais ainda hoje são usados.