O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Ney Amorim (PT) destacou o encontro com indígenas do povo Huni Kuin. O encontro aconteceu na manhã de sexta-feira, 23, e teve como objetivo debater melhorias na comunidade indígena.
Na oportunidade, o vice coordenador da Organização dos professores Indígenas do Acre (Opiaca), Elder Carlos, pediu o apoio do governo do Acre nas áreas de educação, saúde, esporte, meio ambiente e cultura. Ele ressalta que a presença do Estado é necessária para proporcionar os avanços desejados pela comunidade.
“Já iniciamos uma conversa com o governador Tião Viana. Ele tem sido muito receptivo e agradecemos por isso. Ainda precisamos avançar em determinadas áreas e, nesse sentido, estamos buscando suportes. Mesmo já tendo nove vereadores indígenas e um vice-prefeito, ainda assim precisamos fortalecer apoios para que a iniciativa indígena avance cada vez mais”, disse.
Ney Amorim, por sua vez, frisou que a demanda será apresentada ao governo do Estado e se colocou a disposição da comunidade. “São legítimas as reivindicações do povo Huni Kuin. Estarei conversando com o governo do Estado para verificar uma forma de atendê-las. A comunidade pode contar com nosso apoio nesse debate”, finalizou.
Participaram ainda da reunião o líder da Organização dos Povos Indígenas do Jordão, o vereador Fernando Kaxinawa, o coordenador da Organização dos Povos Indígenas de Tarauacá, Manuel Gomes, o líder da Organização dos Povos Indígenas de Feijó, Rubens Barbosa, o líder da Organização dos Povos Indígenas de Marechal Taumaturgo, Marcos Nuniqi e o vereador de Tarauacá Nasso Kaxinawa.