Uma presa fingiu passar mal para chamar atenção de uma agente penitenciária, que ao entrar na cela, teve a mão prensada na grade por um grupo de presas. A servidora precisou amputar parte do dedo que foi esmagado, segundo a Associação do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen/AC). O crime aconteceu na noite de quarta-feira, 31, na unidade feminina do presídio Francisco D’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco.
Em nota, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) informou que a direção prestou assistência à servidora e isolou a detenta responsável por comandar a ação.
Após o episódio, um grupo de agentes penitenciárias decidiu promover um ato, na manhã desta quinta-feira, 1º, em frente ao FOC, para pedir providências. Além de melhores condições de trabalho, as servidoras exigiram a transferência do grupo de presas que atacou a agente.
Segundo umas das servidoras, as presas envolvidas no crime comandam todo o pavilhão e dão ordem para as demais reeducandas. A líder da cela também seria membro de uma facção criminosa que atua no estado.