X

Dia de Cooperar tem ação em Rio Branco

 As transformações realizadas pelas cooperativas na vida dos acreanos são uma realidade e para comprovar que atitudes simples podem provocar uma importante mudança no cotidiano das pessoas é que será realizado o Dia de Cooperar em Rio Branco, no a sábado, 1°

, na Cidade do Povo.

A organização prevê o oferecimento de serviços de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, além de recreação para a criançada. As atividades serão desenvolvidas das 8h às 13h.

Mais conhecido como ‘Dia C’, o evento acontece por todo o país. O bairro conhecido como Cidade do Povo foi selecionado por se tratar de um local onde os moradores enfrentam situações de vulnerabilidade social e baixa renda.

A organização prevê que a ação atinja a duas mil pessoas. Superando os índices alcançados ano passado. Além das entidades, voluntários também se juntam à equipe do Sescoop/AC para realização do evento.

De acordo com o responsável pela organização do Dia C, Wellyton Melo, a preocupação com a comunidade está e sempre esteve no DNA dos cooperativistas. “Para pessoas com um sonho em comum, que se associam em um empreendimento cooperativo, buscar a felicidade dos cooperados é também nunca esquecer daqueles à sua volta, em suas mais diversas privações”, destacou.

Em 2015, no Acre teve 14 projetos, 150 voluntários, 14 cooperativas e 3,496 pessoas beneficiadas.  Já em 2016 foi desenvolvido 1 projeto, 80 voluntários, 21 cooperativas e 2 mil pessoas beneficiadas.

O Dia de Cooperar nasceu em Minas Gerais, em 2009, e logo ganhou o Brasil. Nessa trajetória, os últimos cinco anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e assim transformar realidades em todo o país.

“As cooperativas possuem um impacto muito positivo nos locais em que estão inseridas e, consequentemente, colaboram por um mundo justo e igualitário. A preocupação de todos nós, cooperativistas, está focada no mundo que vamos deixar para as próximas gerações”, concluiu o coordenador.

Números nacionais

Em 2016, em todo o país, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. As atividades foram realizadas em 777 cidades. Em 2017, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.

A Gazeta do Acre: