Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MEC lista quatro faculdades com pior desempenho em avaliação externa entre elas o Ifac

 O Ministério da Educação divulgou o resultado do desempenho das instituições de ensino superior em todo o país. A avaliação é feita em uma escala de 1 a 5, sendo que as notas entre 1 e 2 representam mau desempenho. Listadas como um dos menores índices estão quatro faculdades instaladas no Acre.

São elas: O Instituto Federal de Tecnologia do Acre (Ifac) tirou nota 2, além dele, a Faculdade Diocesana São José (Fadisi), Faculdade de Teologia e Filosofia (Sinal), Faculdade de Educação Acreana Euclides da Cunha (Inec) também obtiveram nota 2.

As três ficaram com Índice Geral de Cursos (IGC) abaixo de 3. Ao todo, 2.109 instituições de ensino superior foram avaliadas. A Universidade Federal do Acre (Ufac) alcançou 3.

As notas consideradas insuficientes, como a atingida pelas instituições acreanas, devem sofrer sanções por parte do MEC, dentre as medidas possíveis, por exemplo, está a proibição de novos vestibulares até que a instituições melhore o desempenho.

Por meio de nota, o Ifac disse que o IGC não deve ser interpretado de maneira isolada, apesar de ser considerado um dos maiores indicadores para avaliar a qualidade da educação superior no país. O instituto acrescentou ainda que o levantamento é resultado do Conceito Preliminar do Curso de apenas cinco cursos que participaram do Exame Nacional da Educação Superior (Enade) e é referente aos anos de 2013 e 2015.

O Ifac ressaltou também que “não tem medido esforços em suas ações de regulamentação, organização e planejamento para a construção de uma gestão democrática e de uma Política de Ensino Superior capaz de estruturar e conduzir a formação dos estudantes com compromisso, solidez e transparência”.

“Desde maio de 2014, a atual gestão do Ifac tem trabalhado intensamente na regulamentação do ensino e no fortalecimento da pesquisa e extensão, reafirmando seu compromisso institucional na busca incessante pela qualidade da formação dos estudantes”, destacou a nota.

As outras faculdades não se manifestaram a respeito do assunto.

Os cursos avaliados em 2015 foram Bacharelados em Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia e Turismo; além dos tecnológicos Comércio Exterior, Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing; Processos Gerenciais.

 

Sair da versão mobile