Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pagamento de FGTS causa otimismo para economia local, comemora Acisa

As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir neste sábado, 10, no Acre para atender os trabalhadores com direito a sacar o saldo de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O presidente da Associação Comercial do Acre (Acisa), Celestino Bento de Oliveira, afirmou que toda a entrada de recursos inesperados no mercado beneficia todos os segmentos.

Principalmente as vésperas de uma data tão importante para o comércio como o dia dos namorados, comentou o presidente.

“É de fundamental importância esse tipo de ação. O estado está precisando de recursos para sair dessa situação difícil que se encontra. Aguardamos com muita ansiedade a liberação desses recursos”, confirmou.

As agências vão funcionar das 9h às 15h. Apenas o público beneficiado nesta nova fase de saques vai ser atendido. Mais 13,2 mil trabalhadores serão contemplados nessa quarta fase de liberação que beneficia os trabalhadores nascidos nos meses de setembro, outubro e novembro. Isso significa que o mercado local terá um acréscimo R$ 11.447.500,00.

Celestino Bento destacou que o recurso vem em boa hora. “O brasileiro está endividado de forma geral. Mas, acreditamos que quem está nessa situação, ao receber um dinheiro extra, vai sanar dívidas. E isso não deixa de ser bom para o comércio. Os empresários estão atentos e sensíveis a essa situação”.

Celestino alega que atualmente o país vive uma crise política. “Apesar da devastação de corruptos que existem, o Brasil conseguiu se manter. Infelizmente, estamos na mão de um político que não tem compromisso com a sociedade e com a população. Mesmo assim, eu acredito muito no país. O saldo da balança comercial começou a apresentar sinais positivos este ano, mas, a recuperação de fato é a longo prazo”, esclareceu.

O presidente da Acisa ressaltou que o empresariado ao receberem um maior volume de dinheiro acabam investindo na própria região o que é muito bom para a economia local. “A atual política do comércio é: ‘Me diz como você tem condições de me pagar e resolvemos a situação. É assim que o empresário e comerciante está lidando com os clientes em débito’”, exemplificou Celestino.

Liberação do pagamento antecipada

O prazo dos saques estava previsto para começar no dia 16, mas a antecipação foi anunciada na última terça-feira, 6. Para quem optou pelo crédito em conta, a liberação dos recursos também será antecipada. A última fase de saques, que vai atender os nascidos em dezembro, está prevista para começar no dia 14 de julho.

Vale ressaltar que para continuar atendendo os trabalhadores que têm direito ao saque, todas as agências da Caixa no estado vão abrir mais cedo entre segunda-feira, 12, e quarta-feira, 14. O horário das 8h às 10h também vai ser exclusivo para atender este público.

Quem tem direito ao saque?

Tem direito a sacar o dinheiro do FGTS quem tem saldo em uma conta inativa até 31 de dezembro de 2015. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho.

O trabalhador deve estar afastado do emprego a que a conta inativa está vinculada pelo menos desde o fim de 2015.

O trabalhador não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

 

 

Sair da versão mobile