O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sintesac) conquistou nesta quarta-feira (31) a presidência do Conselho Municipal de Saúde de Rio Branco, órgão responsável pela fiscalização das ações na capital. A escolha da diretora de Saúde do Trabalhador do sindicato, Alesta Amâncio, foi muito comemorada pela entidade sindical e a nova presidente prometeu muito empenho para os três anos do mandato.
O Conselho Municipal de Saúde é composto por 16 entidades, das quais oito representam os usuários, outras quatro representam os trabalhadores e mais quatro os gestores/governo. O Sintesac foi escolhido como um dos representantes dos trabalhadores.
Alesta destacou ser uma honra poder representar o sindicato no Conselho de Saúde e prometeu empenho no mandato que vai até 2020. A sindicalista prometeu fazer uma gestão voltada para a saúde do usuário e do trabalhador, defendendo sempre uma saúde de qualidade, com equidade e transparência.
“Nossas ações vão ser no sentido de garantir um serviço de saúde de qualidade para o usuário e isso passa pelo respeito ao profissional de saúde e das condições de trabalho deste. Para isso, as ações neste setor devem ser transparentes e muito bem fiscalizadas”, salientou Alesta.
Adailton Cruz, presidente do Sintesac foi enfático: “Hoje gostaria de registar a minha imensa satisfação, pois pela primeira vez na história do controle social acreano o Sintesac assume a presidência do maior Conselho Municipal de Saúde do Estado e isso graças a união, empenho e muita competência da nossa diretora de Saúde do Trabalhador. Alesta Amâncio é o Sintesac ocupando seu espaço”.
O presidente do Sintesac reforçou que o sindicato vai atuar de forma ainda mais intensa na defesa dos servidores, principalmente dos trabalhadores em saúde no município: “O Sintesac vai estar à frente do órgão responsável pelas políticas de saúde em Rio Branco, órgão fiscalizador das ações em saúde na capital e o nosso trabalho vai ser em prol dos usuários e servidores do município”.
Adailton disse confiar plenamente em Alesta e na sua competência, sendo um momento histórico para o sindicato, “pois é um cargo de extrema importância para a construção de uma saúde digna e mostra estarmos preocupados com as políticas de saúde em todos os níveis”. O sindicalista destacou que Sintesac vai atuar de forma firme na fiscalização tanto nos serviços prestados como nas ações do município em saúde.