X

Tradicional uso de fogos de artifícios no período junino requer cuidados

 O início do período de festas juninas já começou. Além das tradicionais comidas típicas, dançar e ouvir boa música, as fogueiras e os fogos de artifício são grandes atrativos para público amante dessa época do ano. Nesse período, cresce também os alertas em relação aos cuidados para evitar acidentes que podem provocar queimaduras e mutilações e/ou podem deixar outras sequelas graves e irreversíveis.

O alerta se deve ao fato de que no mês de junho costuma subir o número de internações e mortes relacionadas à queima de fogos. Nos últimos dez anos, ocorreram mais de 100 óbitos causados por queimaduras graves de fogos de artifício. Só em 2015, último ano que se tem registro de mortalidade por esta causa, foram 18 mortes, segundo o levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). A maioria das vítimas são homens e jovens.

De acordo com o levantamento no Acre, entre 2008 a 2016, foram realizadas 13 internações por fogos de artifícios. Não é à toa que no dia 6 de junho é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, desenvolvido pelo CFM, com o objetivo de alertar as pessoas e autoridades competentes sobre os perigos da brincadeira.

A má utilização dos fogos, além das queimaduras, podem causar machucados nos olhos e até surdez. O ruído de um rojão é tão alto que chega a ser compatível com o de um avião em decolagem. Existe uma unidade para medir a intensidade de um som, chamada de decibel (dB). E o volume máximo aceitável para que não haja prejuízo ao ouvido humano é de 85dB.

Levando-se em consideração que os fogos de artifício, entre eles o rojão, são capazes de alcançar uma intensidade de 140dB, é possível calcular o quanto torna-se prejudicial para a saúde auditiva ficar próximo de queima de fogos.

Em caso de acidentes, procure o serviço médico

Em caso de acidentes, os especialistas orientam que a vítima não deve se automedicar. Ela deve ser encaminhada imediatamente a um centro especializado. A orientação é não colocar nada no local queimado, porque as pessoas têm a tradição de colocar manteiga, pasta de dente, a pomadinha que têm em casa.

No máximo, pode lavar um pouco com água limpa, mas não deve cobrir. O ideal é levar para serviço médico, porque a região onde acontece a queimadura fica exposta a infecções, de forma que quanto menos manipular a região queimada antes de levar ao serviço médico é melhor.

Em caso de acidentes, deve-se acionar de imediato os serviços de emergência: Bombeiros (193) ou Samu (192).

As queimaduras são classificadas de acordo com a gravidade, 1° ao 4° grau. As de 1° grau são aquelas lesões consideradas mais simples que atingem a pele superficialmente. As queimaduras de 2° grau atingem a epiderme e a derme da pele caracterizada pela formação de bolhas. Já as de 3° grau podem atingir até os músculos e outros tecidos. As de 4° grau acometem todos os tecidos da pele, órgãos e tendões.

Corpo de Bombeiro alerta

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre faz um alerta sobre os riscos de brincadeiras que podem resultar em acidentes e tragédias. Os incêndios provocados por balões e fogos de artifício causam grandes danos à sociedade e ao meio ambiente.

Para garantir a segurança durante o período junino, o órgão recomenda que adultos devem soltar foguetes utilizando extensores para que a mão fique afastada do foguete e não usar fogos em ambientes fechados e não apontá-los para pessoas ou janelas.

Além disso, cada tipo de produto pirotécnico é classificado de acordo com o seu poder de explosão ou queima. Essa classificação está adequada à idade do usuário de acordo com a Norma Técnica n° 30. Todo produto deve possuir na embalagem sua classificação.

Também, recomenda-se acompanhamento de adultos na venda autorizada de produtos pirotécnicos de classes A e B às crianças e adolescentes, com devidas recomendações de segurança. E não tente acender fogos que falharem.

O disparo dos fogos deve ocorrer somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.

Ao manusear bombinhas, as crianças devem ser orientadas quanto ao risco explosões próximas aos olhos, causando ferimentos graves, além de serem supervisionada por adultos.

Nesse período as fogueiras também são causadoras de acidentes. Por isso, a orientação é jamais realimente o fogo com álcool. A garrafa pode explodir.

Não solte balão. Além de ser crime ambiental, também pode causar incêndio em residência, matas, curtos-circuitos, além de derrubar aeronaves. Soltar balões é crime e é uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de alguma subestação. Nesse último caso, há riscos de explosões.

Outra dica é ter cuidado com a fiação elétrica

Barracas, palanques e palcos utilizados nas comemorações devem ser instalados com distância mínima de 1,5 metros em relação à fiação. É importante contar com a ajuda de profissionais qualificados, pois ligações clandestinas sobrecarregam o sistema e ainda podem causar acidentes.

Outra dica é quanto às bandeirinhas e enfeites, que também devem ser pendurados com pelo menos 1,5 metros de distância da rede e, principalmente, sem utilizar postes e estruturas de eletricidade como suporte. Além disso, os enfeites de plástico ou de papel, com barbantes de algodão ou fitilhos plásticos, podem ser uma boa opção nas festas.

A Gazeta do Acre: