X

Política Local 23/07/2017

“Tivemos um resultado muito positivo, a Câmara Municipal vem realizando um bom trabalho através desta legislatura com seus 17 parlamentares”.

(Presidente da Câmara, Manuel Marcos (PRB) ao fazer uma avaliação do primeiro semestre de atividades no parlamento municipal)

Sei não
O senador Gladson Cameli (PP) andou tecendo alguns comentários acerca da eleição de 2018. Sobre a oposição, ele acredita que se unirá em torno do projeto. Talvez na sucessão estadual, agora na disputa ao Senado, acho pouco provável.

De olho no governo
Quem também visualiza uma candidatura ao Governo do Acre é presidente do DEM, Tião Bocalom. Ele defende que exista uma chapa alternativa. Pelo andar da carruagem não desistirá tão cedo dessa ideia.

Briga
Na realidade o que Bocalom quer é mostra ao PP e PMDB que eles não comandam o bloco de oposição e se querem consenso em torno de uma candidatura, que ocorra o debate com todos os partidos. Essa é a leitura que faço em torno desse anúncio de candidatura alternativa.

Pouco provável
Diante da afirmação de Bocalom volto a repetir: acho pouco provável que a oposição saia unida na eleição de 2018.

Atrapalhando os planos
Uma coisa é certa a aliança DEM-PSDB ainda dará muito trabalho para o senador Gladson Cameli (PP). Ele não espere apoio incondicional, pois, não terá. Na oposição é cada um por si e Deus por todos.

Aparecendo
A ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB) tem participado ativamente das agendas do governo do Estado tanto na Capital quanto no interior. Não diria que já está em campanha, mas tem aproveitado as reuniões para fortalecer seu nome para a disputa eleitoral do próximo ano.

No interior
Com o recesso, a maioria dos parlamentares corre para o interior para fortalecer suas bases eleitorais, ainda mais quando estão de olho na reeleição. Aos que desejam concorrer a cargos mais altos, como é o caso do presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), o trabalho é um pouco mais árduo, mas ainda assim tem conseguido boas alianças que lhe possibilitará sair vitorioso desse pleito.

Se fortaleceu
O deputado estadual Daniel Zen (PT) pode até não ser escolhido para ser o candidato ao governo do Estado pela FPA, mas de fato sairá fortalecido desse debate. Há quem diga que ele poderá ser o mais votado na Aleac, caso decida concorrer à reeleição.

BR-364
O Superintendente do Dnit no Acre, Thiago Caetano, anunciou para a próxima segunda-feira, 24, o início das obras preliminares da BR-364 no trecho entre o Rio Liberdade e a cidade de Tarauacá. A decisão foi tomada após uma reunião entre o departamento e as empresas responsáveis pela manutenção dos trechos.

Contente
Quem deve ficar contente com a notícia é o deputado estadual Jesus Sérgio. Desde o anúncio de que a rodovia seria recuperada, ele defende que o trecho entre o Rio Liberdade e Tarauacá seja prioritário.

Obras intensificadas
Thiago Caetano disse ainda que as obras serão intensificadas na região de acordo com o cronograma de liberação de recursos pelo Governo Federal. Ele destacou uma movimentação da bancada federal para garantir mais dinheiro nesta etapa de revitalização.

Só elogios
Depois que deixou a bancada dos mudinhos, o deputado Nicolau Junior (PP) só tem recebido elogios do colega de parlamento. Cresceu politicamente nos últimos meses. Tem feito importantes reivindicações na casa Legislativa.

Chapa forte
O PCdoB prepara uma chapa forte para 2018. O objetivo é recuperar o espaço perdido na última eleição. Terão muitos candidatos tanto na esfera estadual quanto federal. O foco é vencer. Arrisco dizer que Perpétua Almeida tem grande chance de voltar à Câmara Federal. Edvaldo Magalhães também. A única coisa em seu desfavor é o fato de ter passado muito tempo sem mandato, mas nada que não possa ser revertido. Base eleitoral ele tem.

Governo em 2018
De todos os pré-candidatos ao governo do Estado na eleição de 2018, o prefeito Marcus Alexandre (PT) é quem tem mais a perder. Compressível sua relutância em debater a sucessão estadual agora. Porém, terá tempo para avaliar bem se deve deixar a prefeitura e um projeto que está dando certo para se aventurar em outra eleição. As pesquisas em setembro, sem dúvidas, lhe darão um norte sobre o que fazer.

Ele quer voltar
O ex-deputado estadual Chico Viga está à procura de uma sigla para se filiar. Ao que parece, ele deseja concorrer ao parlamento estadual. Não será uma tarefa fácil.

 

A Gazeta do Acre: