X

Cerca de 16 detentos fogem de presídio em Cruzeiro do Sul na madrugada de sábado

Quase 20 detentos do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, fugiram na madrugada de sábado, 22, sem que os agentes percebessem. A direção da unidade passou o nome de 14, dos 16 presos que fugiram, mas não detalhou como ocorreu a fuga. Estão sendo feitas buscas pelos agentes e também pela Polícia Militar.

No dia três de junho, os presos iniciaram um motim e tentaram invadir um pavilhão. Com isso, os pavilhões B e E ficaram destruídos e 561 presos, que eram divididos em quatro pavilhões, passaram a ocupar apenas dois.

No dia 20 de junho, a administração do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) informou que um muro deveria ser construído na área do banho de sol para dividir as facções rivais dentro do presídio. Além disso, o Iapen havia estipulado 30 dias para consertar os pavilhões, mas a reparação ainda não foi feita.

O comandante da Polícia Militar, major Lázaro Moura, diz que os policiais estão ajudando nas buscas e ainda não se sabe como a fuga ocorreu. “Ainda não sabemos o que houve, está sendo apurado, mas há guarnições da PM junto com os agentes penitenciários realizando as buscas. Estamos todos empenhados”, disse.

O Iapen, através da assessoria de imprensa, informou que não podia passar detalhes, porque toda a equipe do presídio estava nas buscas pelos foragidos.

A situação se tornou mais grave quando no dia 12 de julho, 32 pessoas que foram pegas na operação que ocorreu no bairro Lagoa no início do mês permaneceram presas preventivamente e foram encaminhados para o presídio. Na época, apenas uma mulher que estava grávida teve a liberdade concedida.

Categories: NOTÍCIAS POLICIA
A Gazeta do Acre: