CS:GO é conhecido mundialmente e tem feito fãs no Acre há pelo menos três anos
Cinco terroristas contra cinco policiais. Tiros, explosões, tensão e adrenalina. Poderia ser mais uma notícia de terror nos dias atuais, mas esse cenário é, na verdade, a realidade do Counter-Strike: Global Offensive ou apenas CS:GO, como é mais conhecido. O jogo, conhecido mundialmente, chegou há cerca de três anos ao Estado do Acre e hoje conta com dezenas de jogadores que lotaram o Espaço Hacker do Sebrae durante a Expoacre 2017. Na segunda feira 24, uma verdadeira maratona de CS:GO foi realizada e movimentou o espaço madrugada à dentro.
Pioneiro do CS:GO no Acre, o jovem Thalles Gutierrez joga há mais de 13 anos, a maior parte desse tempo no CS:GO ainda que em versões anteriores. De acordo com ele, o jogo tem se expandido no Acre e, somente neste ano, dois grandes campeonatos foram realizados. “Recebemos esse convite para fazer um campeonato na Expoacre e só esse ano a gente fez dois campeonatos grandes com grande circulação de pessoas. O Sebrae abraçou a ideia. O Hackathon abriu as portas e estamos aqui apresentando um jogo para nos divertir, mas que representa muito mais que isso. O CS:GO é decisão, frieza, encontrar a melhor opção, saber superar uma adversidade. Às vezes você perde um round, mas supera, conversa, tem o espírito de equipe que você leva para o trabalho e para a vida. Trabalha muito o psicológico do jogador, então são várias características que a gente leva para a vida”, relata Thalles.
Alex Lima, gestor de startups do Sebrae no Acre, explica que a programação não é somente para adultos. “Além dessa maratona de CS:GO, essa turma vai organizar uma maratona de Minecraft (jogo eletrônico tipo sandbox e independente de mundo aberto que permite a construção usando blocos dos quais o mundo é feito) e as crianças também vão jogar. É um espaço de tecnologia, inovação, games. Haverá também uma série de workshops e palestras até dia 28. Tudo de graça. Por isso convido a todos para virem conhecer o espaço e ver a programação que está muito legal. Qualquer pessoa que goste de tecnologia, inovação, redes sociais, seja desenvolvedor, design ou curiosos em conhecer um pouco mais desse novo mundo podem participar”, finaliza.