A Economia Solidária é uma atividade de dimensão econômica, social, cultural, para além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de economia solidária se projetam no espaço público na perspectiva de um ambiente justo e sustentável. Em Rio Branco, por meio da Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária (Comtes), a Prefeitura apoia essas iniciativas que este ano também tiveram participação garantida na Expoacre. O espaço de 576m², abriga 42 empreendimentos das áreas de alimentação, artesanato e brinquedos.
De acordo com o coordenador do Trabalho e Economia Solidária, Francisco Lira de Morais, a inciativa permitiu “ampliar a participação dos empreendimentos, dar oportunidade a alguns que ainda não haviam participado da Expoacre. Aqui estão mais de quarenta empreendimentos que neste evento terão oportunidade de fortalecer o seu negócio”.
Para dona Maria de Loures, artesã, estreante na Expoacre 2017, a expectativa é grande. “Eu faço meu artesanato em casa, recebia e atendia minhas encomendas em casa mesmo. Há pouco tempo passei integrar o grupo da economia solidária. As encomendas aumentaram. Hoje estou na Expoacre com cinquenta itens. Quero vender tudo e sair com mais encomendas ainda”, relata.
Participante da Economia Solidária há oito anos, para Carlos Taborga “a Expoacre é sempre uma boa oportunidade de aumentar vendas. Em 2016 o resultado superou a expetativa e este ano acreditamos que será ainda melhor” afirmou o empreendedor da área de alimentação do espaço onde podem ser encontrados pratos da culinária regional como galinha picante, pirarucu, lanches, saltenha de jambu e doces saborosos como bombons de cupuaçu.
Próximo a um dos portões de entrada da Expoacre, o espaço de Economia Solidaria e Artesanato integra as ações da Prefeitura de Rio Branco na maior feira de negócios e entretenimento do Estado. Durante a Expoacre várias equipes estarão mobilizadas para ações educativas, culturais e divulgação dos serviços disponibilizados ao cidadão.
Enquanto equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) alertam quanto aos riscos das queimadas urbanas, a secretaria Municipal de Sáude (Semsa) e secretaria Adjunta Juventude (Sejuv) fazem a Blitz da Prevenção, campanha educativa sobre a importância do uso do preservação e doenças sexualmente transmissíveis.
Praça Cultural
Coordenada pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB) a programação cultural inclui 20 apresentações. No domingo, 23, às 18h, o movimento hip-hop realiza uma etapa seletiva da Batalha de Rimas. Durante a disputa, grafiteiros da cidade mostrarão suas artes nos live paints. Na segunda-feira, 24, é a vez dos frequentadores do Senadinho nos Bairros invadirem a praça. As bandas Remela de Gato e Velho Justino animam a festa, que começa às 18h.
A terça, 25, é dedicada às culturas populares, com a Roda de Capoeira do grupo Senzala e apresentação de quadrilha junina. Velho Justino sobe ao palco novamente e encerra a programação da noite.
Na quarta, 26, as bandas Saramago’s, Metal Jacket e Os Descordantes apresentam suas músicas ao público.
Na quinta, 27, a partir das 18h, haverá apresentações de bandas Gospel. Na sexta, 28, a Sejuv leva para a Praça Cultural a semifinal do 2º Festival Estudantil da Canção (FEC), seguido pelo Pagode Samba Groove.
No sábado, 29, o hip hop volta à Praça a partir das 19h, para a final da Batalha de Rimas. No domingo, 30, Músicos acreanos ocupam o espaço da Prefeitura a partir das 18h. Participam a Mini Orquestra do Absurdo com Diogo Soares, Zé Jarina, Maracatu Nação Pé Rachado. Também será realizado no último dia de Expoacre, às 19h, o lançamento do edital de Pequenos Apoios do Fundo Municipal de Cultura.