Reunindo as experiências e tecnologias do setor produtivo, o Campus do Agronegócio, gerido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outros parceiros, vai funcionar no período do dia durante a Expoacre 2017.
Nesta segunda-feira, 24, as instituições, reunidas no espaço, deram início à programação, promovida diariamente das 8 às 18 horas, até o próximo sábado, 29.
O local funciona com uma dinâmica diferenciada de atendimento ao público, incluindo visitações de produtores e empresários rurais.
No campus, foram cultivadas inúmeras cadeias produtivas, fomentadas pela Seap e são ofertados cursos, palestras e outros eventos técnicos, tendo como público produtores, extensionistas, estudantes e profissionais das áreas agropecuárias e florestal.
“Este espaço é a tradução de conhecimento e negócios. Estamos trazendo produtores de vários municípios do Acre, que precisam conhecer tecnologia e empreender no setor agrícola e, aqui é o cenário ideal. Já ofertamos um curso de tratorista e tantos outros serão realizados”, salientou o secretário de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis.
Os investimentos do Estado no fomento produtivo do Acre têm resultado no crescimento do setor e qualidade de vida dos agricultores. José Petelin Rodrigues, 62 anos, destaca o apoio recebido.
“Sou de São Paulo, estou no Acre há 10 anos, e desconheço um governo que destine um apoio para agricultura como é aqui. A vida do agricultor acreano melhorou e mudou muito, graças essa parceria. Recentemente realizei um trabalho de silagem na minha propriedade, recebendo todo o apoio da Seap”, frisou o agricultor.
Vitrine de todo o potencial e conquistas do governo no setor do agronegócio, o Campus apresenta, principalmente, as cadeias produtivas, como a safra recorde de milho este ano, um investimento de R$ 2 milhões na produção da macaxeira, as conquistas e avanços da pecuária, além de novidades no manejo sustentável e um intenso programa de mecanização agrícola em todo o Acre.
Na consolidação do espaço, o Estado conta ainda com o apoio das Secretarias de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Instituto Federal do Acre (Ifac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também apoiam o evento os Bancos da Amazônia, do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Crédito agrícola – Durante a solenidade, foi assinada pelo Banco da Amazônia, Seap e produtores a liberação de créditos agrícolas, para quatro propriedades, totalizando um investimento no setor agrícola de mais de R$ 10 milhões.
O Banco do Brasil e a Seap também oficializaram um convênio para promoção de assistência técnica e realização de projetos rurais.
“Há duas semanas, nós lançamos o Plano Safra no Acre, e a grande novidade é que estamos disponibilizando 30% a mais, neste ano, do que o que foi assegurado no ano passado. Nós teremos uma equipe permanente no Campus do Agronegócio prestando consultoria técnica aos produtores”, salientou Paulo Amaral, superintendente do BB no Acre.