As indústrias acreanas estão com sua proposta definida para participação na Expoacre 2017. O setor ocupará dois galpões no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, sendo o já tradicional Espaço Indústria e um auditório denominado Espaço do Industrial.
As atividades serão promovidas por meio de uma grande parceria entre Federação das Indústrias do Estado (Fieac), Sindicatos patronais Industriais, Sesi, Senai, IEL, Sebrae e Secretaria de Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).
A Fieac, juntamente com o Sindicato da Indústria dos Produtos Alimentares do Estado do Acre (Sinpal), que tem à frente como presidente José Luiz Assis Felício, apresentará, como uma das novidades da feira, o Espaço Gourmet, que objetiva mostrar que os produtos da indústria local podem ser explorados em pratos refinados e com preços acessíveis.
Já o Sindicato da Indústria de Confecções e Correlatas (Sincon) tem articulado uma participação conjunta das empresas do setor, que estarão presentes no Espaço Indústria com estandes integrados, formato semelhante ao que é visto nas grandes feiras de confecções de fora do país. O que também deve atrair grande atenção do público será o desfile do vestuário produzido pelas indústrias locais. Coordenado por Raimunda Holanda de Paula, o evento mostrará uniformes para algumas profissões e diversas criações de vestuário, demonstrando todo o potencial das empresas filiadas ao Sincon.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Acre (Sinduscon), dirigido pelo empresário Carlos Afonso Cipriano, está com a proposta de levar à Expoacre empresas que estão atuando para o mercado privado. A ideia é demonstrar que, mesmo com o cenário atual de crise econômica, o setor tem registrado bons resultados, buscando uma menor dependência da esfera pública e se voltado para obras de iniciativas particulares de habitação, empreendimentos imobiliários, entre outros.
O Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Acre (Sindigraf), que tem como presidente José Afonso Boaventura, abrirá espaço na feira para exposição do trabalho desenvolvido por suas empresas filiadas.
Quem também terá destaque na Expoacre será o Sindmóveis, que é dirigido pelo empresário Francisco Augusto Nepomucena. A entidade fará exposição de mobiliário coorporativo enfatizando o potencial do setor no Acre e oportunizando que repartições públicas e privadas possam adquirir um móvel da indústria local com certificação, design inovador e durabilidade, graças ao apoio do Instituto Senai de Tecnologia.
Todos os demais sindicatos filiados à Federação das Indústrias estarão presentes na Expoacre com um estande institucional apresentando seus produtos e serviços, e trazendo o associativismo como uma proposta aos visitantes em uma programação integrada.
Vale destacar também a participação da Sedens no Espaço Indústria, que estará estimulando a participação de cooperativas de moveleiros e de outros segmentos para que possam impulsionar seus negócios. Além disso, o órgão estará apresentando a proposta da Agroenergia.
Dividindo o Espaço Indústria com as mais de 80 empresas que ali estarão instaladas, o Sesi também apresentará novidades na feira. Entre as quais, vale destacar os programas de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho, que envolvem ergonomia, absenteísmo, laudos de periculosidade, mapa de risco, entre outros.
Enquanto isso, o Senai transformará sua unidade móvel de panificação na cozinha para dar suporte ao Espaço Gourmet. Além disso, no estande do Instituto Senai de Tecnologia, a impressora 3D para móveis será o grande destaque. Já o IEL, por sua vez, estará divulgando informações importantes sobre oportunidades de estágio, capacitações e, ainda, com o totem de pesquisa, medindo a satisfação do público durante a Expoacre.
“Estamos com novas propostas que serão um diferencial neste ano e por isso acreditamos que essa será a melhor edição da Expoacre para o segmento da indústria”, assinala João Paulo Pereira, coordenador da Expoacre na Fieac.