O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), em visita ao Jornal A GAZETA, fez um balanço das ações realizadas no primeiro semestre de sua administração no segundo mandato. E mesmo diante do atual cenário de crise política e econômica, o gestor faz uma avaliação positiva das atividades executadas pela prefeitura.
Com relação às prioridades em sua nova gestão, o prefeito destacou a educação. “Sempre coloco que a principal ação de uma gestão é a educação. Foi assim no meu primeiro mandato e vamos continuar com essa prioridade. Tivemos nesse período a criação de mais de cinco mil vagas para crianças até cinco anos, implantando onze novas creches. Recentemente entregamos duas unidades escolares e até o final do ano vamos entregar mais quatro. Nosso objetivo é buscar fortalecer cada vez mais a educação”, disse.
Quanto à área de Saúde, Marcus Alexandre pontuou a entrega de novas unidades. “Na Saúde tivemos uma economia de um milhão e duzentos mil em aluguéis desde que priorizamos ter sede própria. Tivemos uma ajuda significativa do Governo Federal, na gestão da presidente Dilma. Hoje, podemos contar com unidades de saúde de boa qualidade, com salas climatizadas, equipadas. O paciente faz o exame e obtêm o resultado pela internet. Já caminhamos bastante nessa área e vamos continuar nesse ritmo”, disse ao destacar a Policlínica do Barral y Barral.
“Naquela unidade, além dos clínicos, temos ainda atendimento com especialistas. O atendimento específico para mulheres, crianças, idosos e autistas foi ampliado. É a primeira unidade a ter todo o atendimento informatizado através do Prontuário Eletrônico, onde são atendidas diariamente 900 pessoas com consultas médicas, odontológicas, exames, vacinas e outros procedimentos. E tudo é previamente agendado, o que tem proporcionado um incremento no atendimento”.
Questionado quanto à infraestrutura de Rio Branco, Marcus Alexandre afirma que no primeiro semestre teve como foco realizar a manutenção viária. “Choveu 75 dias dos primeiros 90 dias do ano. Dessa forma, nossa prioridade foi apenas a manutenção viária, para evitar grandes transtornos à população”, disse ao frisar ainda que, no segundo semestre, a prefeitura pretende concluir as obras estruturantes.
“Com esse período de crise econômica, acredito que grandes obras serão difíceis de acontecer. Estamos priorizando a conclusão do Shopping Popular. O fluxo financeiro em torno dessa obra deu uma reduzida, mas ainda assim estamos conseguindo avançar. Portanto, o foco será na conclusão de algumas obras estruturantes como a duplicação de ruas”, disse.
O prefeito citou obras em setes bairros da Capital. “Estamos concluindo a duplicação de ruas no Apolônio Sales, Placas – nas proximidades do supermercado Valquerendo -, Tancredo Neves. Temos ainda obras no bairro Floresta. As calçadas no bairro Isaura Parente já estão quase conclusas. Falta pouco menos de 15% para terminar. Nosso maior desafio para o segundo semestre será concluir as obras na Estrada da Sobral”.
Por fim, ele falou sobre as dificuldades de governar diante de um cenário de crise econômica e política.
“O Brasil vive um momento muito difícil. Numa democracia como o Brasil, passar por uma crise política e econômica deixa sequelas. Enquanto o Congresso Nacional se isentava de votar projetos importantes, a economia do país paralisou. Consequentemente, a economia dos estados e municípios. A Prefeitura de Rio Branco tem feito sua parte. Apertamos o cinto e fizemos muitos cortes como celular institucional, diárias, os gastos de combustível são centralizados. Decidimos tomar essas atitudes para garantir o que era mais importante e essencial para a população. O importante é manter as coisas funcionando”.