A segunda-feira, 17, amanheceu ensolarada, com aquele calor típico de Rio Branco. As previsões alertavam para uma mudança na temperatura, mas muitos céticos duvidavam que fosse possível o dia mudar tão rápido. O pesquisador meteorológico Davi Friale até alertou a população em um vídeo bem ao estilo dele. E quem não o ouviu se arrependeu.
Por volta das 12h de ontem, o tempo mudou. O céu passou de azul claro para cinza pesado. E foi chuva, muita chuva. Algumas ruas da Capital ficaram alagadas devido aos problemas de escoamento da água.
A chuva, apesar de forte e um tanto devastadora para os desavisados, foi comemorada pelos acreanos, que há muitos dias reclamavam do calor, da seca e das queimadas ilegais.
De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), essa nova frente fria tomou conta gradativamente do Leste para o Oeste do estado ao longo do dia. No começo da noite desta segunda-feira, os termômetros registravam 18º.
Segundo Davi Friale, do site O Tempo Aqui, essa será a mais forte frente fria a atingir o Acre em 2017 até o momento.
“Em algumas cidades do Acre e do sul e oeste de Rondônia, as mínimas, entre terça-feira e sexta-feira, poderão oscilar entre 6 e 9ºC, porém, devido aos ventos intensos, a sensação térmica ficará abaixo de zero para quem estiver exposto a tais ventos, segundo a metodologia mais utilizada para tais cálculos”, aponta o pesquisador.
Friale afirma que a previsão é de que a temperatura máxima, durante o dia, nesta terça-feira, fique abaixo de 16ºC, em Rio Branco e nas demais cidades do leste e do sul do Acre.