X

Percentual de famílias endividadas recua pelo segundo mês consecutivo

Segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias endividadas alcançou a marca de 56,4% em junho deste ano, com uma queda de 1,2 percentual. Este é o segundo mês consecutivo em que se registra redução, segundo afirma o assessor da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), Alex Barros, mas as notícias ainda não são animadoras.

De acordo com Barros, porém, o número de famílias que ainda se encontram com dívidas em atraso sofreu aumento de 0,1%, de modo que esta seria a quinta alta consecutiva  no indicador.

“Em junho, 24,3% das famílias não pagaram seus compromissos, como cheque especial, cartão de crédito, financiamento de automóvel, carnê de loja e empréstimo pessoal. Outro agravante é que houve um aumento no percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas no mesmo mês, ou seja, aumenta o número de inadimplentes de 9,5% para 9,6%, em junho”, explica o assessor.

Para Barros, um dos fatores que pode ter levado à redução das famílias endividadas é o contingenciamento do consumo e a utilização de recursos para o pagamento das dívidas. “Já o aumento da inadimplência ainda um reflexo do desemprego e da perca de reservas financeiras. O maior vilão do endividamento das famílias brasileiras, tanto para as que ganham até 10 salários mínimos ou mais de 10 salários mínimos, continua sendo o cartão de crédito, que representa 76,9% da principal dívida das famílias”, finaliza.

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: