“A população pode ter certeza que nós vamos continuar honrando a confiança que foi depositada em nosso projeto”. A frase é do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) ao fazer um balanço das ações realizadas no primeiro semestre de sua administração no segundo mandato.
Para o gestor, mesmo diante de uma crise econômica, o resultado tem sido positivo. “São realizações em todos os setores da administração, com reflexos na vida da população dos diversos bairros. Novas creches e escolas infantis, nova unidade de saúde, novos espaços de convivência, novas definições para o futuro de Rio Branco”.
Ele destaca que o trabalho teve início com o lançamento da Ação de Inverno 2017. “Desde a posse, em 1º de janeiro, nos preocupamos, como todos os anos, com a ação de inverno, que engloba o combate à dengue, a manutenção da cidade, o preparo para o início do ano letivo, fazendo a manutenção das escolas. Ao longo dos meses realizamos outras obras importantes como a inauguração do Centro do Idoso, no Calafate, mutirões odontológicos em alguns bairros da Capital, também inauguramos a Internet Social em pontos estratégicos da cidade, com direito a 30 minutos de conexão. Foram meses de muita dedicação e trabalho”, disse.
Saúde
Na área de saúde o prefeito destacou a entrega de novas unidades. “Inauguramos a 25ª Unidade de Saúde no Triângulo Velho. Recentemente anunciamos a entrega dos exames pela Internet. Mais de 85 mil exames são entregues pela Internet”, disse.
Segundo Marcus Alexandre, a prefeitura teve uma economia de um milhão e duzentos desde que as unidades de saúde saíram do aluguel. “Essa foi uma das principais ações da prefeitura. As unidades que funcionavam em locais alugadas passaram a ter sede própria. A economia ultrapassou um milhão de reais”, disse ao destacar a ajuda do Governo Federal.
“A gestão da presidente Dilma foi fundamental para que pudéssemos avançar nessa área. Nossa bancada federal foi também teve uma participação importantíssima, com suas emendas. Hoje, podemos contar com unidades de saúde de boa qualidade, com salas climatizadas, equipadas e com profissionais qualificados”.
Barral y Barral
Marcus Alexandre destaca o trabalho desenvolvido na Policlínica do Barral y Barral. Ele pontua que naquela unidade a população conta com atendimento especializados.
“O atendimento específico para mulheres, crianças, idosos e autistas foi ampliado. É a primeira unidade a ter todo o atendimento informatizado através do Prontuário Eletrônico, onde são atendidas diariamente 900 pessoas com consultas médicas, odontológicas, exames, vacinas e outros procedimentos. E tudo é previamente agendado, o que tem proporcionado um incremento no atendimento”.
Mutirão odontológico
Na área de Saúde o prefeito destaca ainda a realização do Mutirão Odontológico, realizados por meio do Programa Cuidando do Seu Sorriso, com o intuito de promover a ampliação das ações de saúde bucal nas equipes de Saúde da Família, Centros de Saúde e Unidades de Referência de Atenção Primária – URAP’s.
“Nessa modalidade de atendimento, o agendamento é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde que vão de casa em casa realizando essa tarefa, seja na zona urbana ou rural. Ressalta-se que a população, tanto urbana quanto rural, conta com os mesmos profissionais, equipamentos e insumos, diariamente nas nossas unidades”.
Educação
O prefeito frisa que área de Educação continua sendo uma das principais prioridades de sua gestão. “Iniciamos o ano letivo com 24 mil alunos na rede, inaugurando três novos espaços: a creche do Jacamim, no São Francisco, a escola Menino Jesus revitalizada e a creche do Rosa Linda que já está em funcionamento”.
Segundo ele, mais de cinco mil vagas já foram oferecidas para crianças de até cinco anos, no total de onze novas creches. “Até o final do ano vamos entregar mais quatro creches”.
Infraestrutura
Com o início do verão a prefeitura executa o plano de ações de manutenção viária e conservação da cidade. Segundo o prefeito, operação mobiliza 200 homens, 58 máquinas e inclui manutenção e reconstrução de pavimento em ruas, avenidas, vias estruturantes. Todo trabalho é garantido com recursos próprios.
“Além das 10 equipes da Emurb, outras nove equipes da Semsur estão mobilizadas nas ações de limpeza, retirada de entulho e desobstrução do sistema de drenagem, buscando sempre atender as prioridades identificadas junto à comunidade, associações de moradores e as indicações dos vereadores. Temos um trabalho dobrado a fazer”, disse o prefeito ao lembrar que a medida vem intensificar os esforços em manutenção viária nos primeiros cinco meses do ano.
“Choveu 75 dias dos primeiros 90 dias do ano. Tivemos muita dificuldade nesse período e temos que reconhecer que a cidade ficou com vias importantes em condições de dificuldades de trânsito por conta de buracos. O esforço foi redobrado. Mantivemos equipes permanentes de manutenção viária para evitar grandes transtornos”.
Cortes no orçamento
Devido à crise financeira que o país enfrenta, Marcus Alexandre acredita que em 2017 não ocorrerá a execução de grandes obras. Ele também lamentou o anúncio do corte do Governo Federal em mais de R$ 10 bilhões em emendas parlamentares, de bancada e individuais.
“Eu só espero que o governo não faça cortes naquilo que já está em andamento. Com o fluxo financeiro reduzido provavelmente não executaremos grandes obras nesse ano. Entendo que a prioridade deve ser a liberação das obras que estão em andamento, como o Shopping Popular e o Mercado do Bosque, por exemplo. Já estive em Brasília este ano conversando com o ministro dos Esportes, autoridades do Calha Norte, da Educação. E a gente espera que a União possa liberar os recursos, principalmente, das obras em andamento”.
Cenário de crise
O prefeito falou também sobre as dificuldades de se governar diante de um cenário de crise econômica e política.
“O Brasil vive um momento muito difícil. Numa democracia como o Brasil, passar por uma crise política e econômica deixa sequelas. Enquanto o Congresso Nacional se isentava de votar projetos importantes, a economia do país paralisou. Consequentemente, a economia dos estados e municípios. A Prefeitura de Rio Branco tem feito sua parte. Apertamos o cinto e fizemos muitos cortes como celular institucional, diárias, os gastos de combustível são centralizados. Decidimos tomar essas atitudes para garantir o que era mais importante e essencial para a população. O importante é manter as coisas funcionando”.
Pré-candidatura ao governo
Quando o assunto é sucessão estadual o prefeito Marcus Alexandre é categórico em afirmar que de sua parte o debate só terá início no próximo ano. “Optei por não debater sucessão estadual nesse ano. Acho que temos que colocar o debate eleitoral mais perto da eleição. Essa é minha opinião. Comecei minha gestão dizendo isso e sigo até então nessa linha”.
Apesar de não querer debater a disputa ao governo do Acre, o prefeito diz entender que tenham colocado seu nome entre as quatro pré-candidaturas.
“O governador Tião Viana conversou comigo e falou sobre esse projeto inovador da FPA. Entendo que meu nome foi colocado por ser algo que naturalmente surgiria devido o resultado eleitoral do ano passado. Sinto-me honrado por ter sido lembrado, mas continuo afirmando que de minha parte o debate só será realizado no próximo ano”.
Para prefeito é complicado antecipar o debate eleitoral diante do momento delicado no plano nacional, com impasses na liberação de verbas. Segundo ele, 2017 é um ano para se focar exclusivamente nos trabalhos da prefeitura, tapar os buracos da cidade e concluir outros projetos.
“Não tenho feito reuniões, nem me reunido com grupos, enfim, não tenho feito nenhum tipo de movimento. Minha colaboração nesse processo tem sido trabalhar incansavelmente por Rio Branco. Acho que essa é a melhor maneira para atender a população no tamanho da responsabilidade que temos”.
Quando questionado acerca dos rumores de que o nome do candidato pela FPA já teria sido escolhido e que as pré-candidaturas existiam apenas para desviar o foco do possível escolhido, o prefeito afirmou que até o momento não existe nada definido.
“Não tem segredo e não tem nenhum nome escolhido. O governador Tião Viana decidiu chamar a população para esse debate e é exatamente isso que está acontecendo. Não tem um nome definido, nenhuma decisão tomada. Não é um jogo de cartas marcadas. Haverá debate e construção de um projeto político juntamente com a sociedade”, finalizou.