O rio Acre atingiu nesta segunda-feira, 24, a marca de 1.93 metro. Apesar disso, o nível está dentro da normalidade para a época do ano. Mesmo assim, um plano de contingência já está pronto e apto a ser colocado em prática caso o nível do manancial comprometa o abastecimento de água na capital, por exemplo.
Segundo o major do Corpo de Bombeiro, Claudio Falcão, diversos fatores explicam o nível do rio. “Mas, a falta de chuva é o principal motivo do nível atual. Além disso, nos últimos dias o forte calor que atingiu a região que favorece a evaporação das águas. Esses fatores associados a ação humana proporcionam um baixo nível do manancial”, explicou.
O major também reforçou que o atual nível do Rio Acre já permite colocar em prática o plano de contingência. “A Defesa Civil Estadual já tem todo o planejamento para acionar os demais órgãos que compõe essa força tarefa para monitorar e minimizar toda a situação climática e do rio”, detalhou.
Falcão destaca que a população deve ter consciência para usar a água até que esse período passe. “ Fica complicado para a captação de água. Além disso, prejudica questão da navegação que no caso da nossa região, o rio é utilizado por produtores para escoar a produção, por exemplo, além da fauna”, alertou.
Em 2016, no início do mês de julho, o governo do estado assinou o decreto de situação de emergência. Na ocasião, o nível do rio Acre 1,88 metro.
Para o uso consciente da água, comece com boas práticas
Feche o registro do chuveiro para se ensaboar. Isso pode gerar uma economia de 70%, além de serem necessários apenas 5 minutos para um banho bem tomado. Escove os dentes sem deixar a torneira aberta. Fechando isso, você usa cerca de apenas 1 litro de água e, do contrário, aproximadamente 12 litros de água podem estar indo pelo ralo
Raspe bem os pratos antes de lavar a louça. Isso facilita a limpeza e exige menos água. Opte por limpar calçada ou quintal com vassouras e panos. Caso realmente necessite utilizar água, reutilize a dispensada pela máquina de lavar roupas e de coleta da chuva
Instale torneiras e registro com menor fluxo de água e melhor sistema de distribuição. Nos prédios, por exemplo, a pressão da caixa d’água pela altura pode fazer com que os fluxos tenham mais força e gastem mais
Reduzir poluição também é muito importante. Diminuir o consumo de produtos que aumentam essa poluição é fundamental. Dentre eles estão: o óleo de cozinha, detergente, restos de comida, produtos químicos, entre outras, uma vez que, a água, na maioria das vezes, é despejada novamente aos mananciais e mesmo passando pelos tratamentos é difícil a retirada desses químicos, causando poluição, estimulação de algas e falta de oxigênio.