Você já ouviu falar em loja colaborativa? Caso não, a oportunidade de conhecer o modelo de negócio é durante a Expoacre 2017, que ocorre entre os dias 22 a 30 de julho no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco.
Este ano, o Sebrae no Acre irá apresentar vários negócios inovadores no ramo de calçados, vestuário, acessórios, artesanato e alimentação, tudo no Espaço do Empreendedor. O Coworking, modelo de negócio que compartilha espaço e recursos de escritório, também será uma das novidades apresentada pelo órgão.
O Sebrae decidiu inovar desde a abordagem até a forma de levar soluções para os empreendedores com ou sem negócios. A ideia é promover a criação de oportunidades de negócio e incentivar o surgimento, ampliação e diversificação de empreendimentos sustentáveis.
“Vamos inovar em tudo. Iniciando pelo próprio atendimento e stand do Sebrae. Estaremos preparados para atender o empresário, aquele que é formalizado, e aquela pessoa com potencial, ou seja, aquela pessoa que quer montar um negócio mas ainda não sabe como fazer”, disse a gerente da unidade de Capacitação Empresarial, Marilyn Lira.
Com o novo atendimento personalizado, o empreendedor será abordado por um especialista do Sebrae que quiser fazer um diagnóstico da empresa, observando as dimensões do negócio em busca de identificar problemas ou dificuldades enfrentadas pela empresa. O próximo passo é a mentoria, que consiste em oferecer soluções e possibilidades de melhorias do negócio.
Segundo a gerente, os interessados em abrir um negócio também passarão por um diagnóstico para identificar o modelo mais adequado de acordo com seu perfil. “Ele também vai receber orientações de desenvolvimento”.
No espaço, o empreendedor também poderá conhecer empresas de sucesso que utilizam inovação, tecnologia e sustentabilidade, para, assim, identificar o que pode ser aplicado para potencializar seu negócio.
Outra novidade é o espaço voltado para a música, com estúdio, músicos, e profissionais da área, que irão atender as pessoas interessadas em juntar o negócio ao universo da música.
“Queremos demonstrar para o empresário que existe possibilidades, com inovação e tecnologia, que ele pode oferecer e implantar em suas empresas acompanhando essas tendências atuais”, acrescentou Lira.
Soluções Digitais
O Sebrae, Instituto de Tecnologia (ITEC) e Governo do Estado promovem o Hackathon – maratona de programação que vai reunir empreendedores, acadêmicos, programadores e profissionais da área. Nos três últimos dias de evento será realizada uma competição em que os participantes ficarão 54 horas ininterruptas, em uma sala recebendo orientação e desenvolvendo soluções relacionadas ao tema “SmartCities” (Cidades Inteligentes). A ideia é construir soluções que possam promover conectividade e a melhor prestação de serviços.