Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vigilância sanitária capacita comerciantes que atuarão na Expoacre

Expositores receberam orientações sobre a manipulação correta de alimentos e direitos do consumidor

A Prefeitura de Rio Branco, através do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta quinta-feira, 20, na Biblioteca Pública, uma reunião de capacitação dos expositores de alimentos que venderão seus produtos na Expoacre 2017. Cerca de 100 expositores participaram da habilitação. “É muito importante porque traz a garantia para nós e para os consumidores de que a qualidade do alimento é garantida”, disse a comerciante Cristina Pinheiro que iniciou a carreira nas feiras realizadas pela Coordenadoria Municipal de Economia Solidária (Comtes), da Prefeitura de Rio Branco, e hoje trabalha com restaurante fixo.

A capacitação é realizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária, da Semsa, em parceria com o Procon, visando prestar esclarecimentos quanto à manipulação correta do alimento e das boas práticas de acordo com a resolução 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, os expositores receberam também orientações sobre direitos e deveres do consumidor.

“Essa capacitação já é realizada desde o ano de 2013 e tem boa aceitação por parte dos expositores. Sobretudo, melhorou muito a qualidade dos alimentos servidos na Expoacre. Tanto que no ano passado não foram feitas autuações pela Vigilância Sanitária”, disse Mayara Ferreira, diretora do Departamento de Vigilância Sanitária da Semsa. “Dessa forma, está garantida a segurança do alimento para as pessoas que frequentam a feira, declarou a nutricionista Sandra Melissa, que presta assessoria para um grupo de restaurantes com atuação na Expoacre. “Os esclarecimentos servem para que todos fiquem atentos aos direitos e deveres do consumidor”, completou Francisca Britto, chefe da Divisão de Fiscalização do Procon do Acre.

 

Sair da versão mobile