Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Xapuri Motors apresenta aos acreanos o modelo híbrido Toyota Prius

Conciliar alta performance, excelente desempenho, conforto e cuidado com o meio ambiente. São essas as propostas oferecidas pela montadora japonesa ao apresentar seu novo modelo híbrido, o Toyota Prius, que promete conquistar os acreanos.

O gerente administrativo de vendas, Vinícius Andrade, apresentou os componentes que fazem do carro um dos líderes de mercado no segmento. Além disso, ele esclareceu dúvidas sobre a tecnologia híbrida, suas vantagens e comparações.

Aos apaixonados por carros, que quiserem conhecer mais sobre esse modelo que promete revolucionar, basta procurar a concessionária Xapuri Motors e fazer um test drive no Toyota Prius.

O que é um carro híbrido e como funciona?

Veículos híbridos são conhecidos por combinar dois motores com fontes energéticas diferentes. Na prática, isso significa que o carro possui um motor elétrico e outro à gasolina. A utilização dos motores pode ser simultânea ou somente com o motor elétrico.

Esse sistema foi desenvolvido para usar o motor elétrico como principal propulsor, mas sempre que houver uma demanda maior de potência e torque ou necessidade de recarga da bateria, o motor a gasolina entra em ação.

É necessária muita tecnologia para fabricar um carro híbrido?

Sim, no Toyota Prius, a maior parte da tecnologia está empregada nos motores e no design da carroceria, que aproveita ao máximo a aerodinâmica e usa materiais selecionados para melhorar a relação de peso e potência.

O que é o TNGA?

Ela é um programa de desenvolvimento inovador e integrado para a construção de plataformas de automóveis. A partir delas, diversos outros modelos da Toyota serão feitos no futuro.

 

Quais as vantagens disso?

A Toyota garante alta qualidade nos produtos e consistência como dirigibilidade e condução. A concessionária também inovou nas técnicas de montagem do chassi do novo Prius de forma a contribuir para o aumento de 60% na rigidez estrutural. Esta inovação traz como benefício uma condução mais suave, proporcionando uma forma de dirigir mais prazerosa. As estruturas das partes frontal, lateral e traseira foram reforçadas para fornecer estabilidade e segurança aos ocupantes.

 

Quais as tecnologias tornam o Prius um carro econômico?

Transmissão CVT – que proporciona uma troca de marchas suaves, sem solavancos, aproveitando melhor o torque do motor, com a extensa variabilidade entre a relação da marcha mais alta e da mais baixa.

 

Houve uma melhoria no isolamento acústico do veículo?

Sim, também houve uma melhoria com relação à diminuição de ruído. No assoalho foi colocada uma manta de uretano e as estruturas foram reforçadas para ajudar na absorção do som. Além disso, materiais de absorção de ruídos foram adotados no pára-brisa, laterais e acabamento da tampa traseira.

 E suspensão?

Outro ganho possibilitado pela TNGA foi a melhoria do conjunto de suspensão do Prius. A suspensão dianteira permanece com o sistema Macpherson, que foi otimizado para garantir o mais alto nível de dirigibilidade e conforto ao rodar.

A nova suspensão traseira tipo Multilink proporciona respostas mais rápidas mais firmes e dinâmicas, além de oferecer um excelente nível de estabilidade e conforto aos ocupantes.

 

Um veículo híbrido é o mesmo que um elétrico ou flex?

Não! O motor elétrico utiliza apenas um motor, suprido por uma bateria que necessita de recarga periodicamente. Vale ressaltar que essa recarga só pode ser feita por meio de uma fonte externa, ou seja, uma tomada ou outro ponto de recarga.

Já o veículo flex é equipado com motor único, de combustão interna, que funciona com mais de um tipo de combustível, seja etanol ou gasolina.

Enquanto que o veículo híbrido combina as duas fontes energéticas: a do motor elétrico e a do motor a combustão.

 

A potência de um veículo híbrido é inferior à de um veículo com motor convencional?

Não! A potência do Toyota Prius, por exemplo, é equivalente a um veículo do mesmo tamanho com motorização 1.8. O motor à gasolina de 1,8 litro VVT-i³ 16vDOHC4 com quatro cilindros apresenta uma potência de 98 cavalos a 5.200 rpm, enquanto o motor elétrico gera até 72 cavalos.

 

O valor da revisão é muito superior a de um veículo convencional?

O valor da revisão do Prius é semelhante ao valor da revisão de um Toyota Corolla, considerando-se as revisões de 20.000km, 24 meses a 50.000 ou 60 meses. Chega a ser comparada ao valor da revisão de um veículo com a mesma tecnologia no mercado.

 Quais as vantagens relacionadas ao consumo de combustível do Prius comparado a veículo flex?

A principal vantagem de um veículo híbrido quando comparado a um veículo flex está na essência da sua concepção. Que é a eficiência de consumo de combustível sem comprometer o desempenho do carro.

O Prius apresenta o melhor aproveitamento energético graças ao uso combinado do motor e a gasolina com o elétrico, reduzindo, assim, o trabalho do motor à gasolina. Como principal consequência dessa redução do esforço do motor à gasolina ocorre também a redução do consumo de combustível.

O motor a gasolina do Prius faz 18,9 km/l na cidade6, podendo chegar a uma autonomia de 812,7 km7. Na estrada, faz 17km/l6.

Quais as vantagens do Prius quando comparado a um veículo elétrico?

A principal vantagem do veículo híbrido quando comparado a um veículo elétrico é que o próprio veículo gerencia a recarga de bateria, sem a necessidade de recarregar na tomada ou fonte externa. A necessidade de recarga é identificada por meio de uma central de eletrônica inteligente, e a recarga acontece em dois momentos: um deles é quando o motor à gasolina está em uso e durante as frenagens regenerativas, ou seja, ao se desacelerar ou frear o veículo, o motor elétrico passa a exercer a função de gerador, convertendo a energia cinética do veículo em energia elétrica.

Pode haver descargas elétricas da bateria?

A bateria e os componentes elétricos do Prius são protegidos e isolados, impedindo a descarga de energia. Com isso, em condições normais, não há risco de choques.

Qual a vida útil da bateria do motor elétrico?

A expectativa é de que a vida útil da bateria pode variar de oito a dez anos, dependendo das condições de uso e da realização das revisões periódicas. É importante salientar que a concessionária oferece três anos de garantia de fábrica para toda a linha, sem limite de quilometragem para uso particular, e três anos ou 100.000km (prevalecendo o que ocorrer primeiro) para uso comercial. (Com informações Toyota)

Sair da versão mobile