Meu irmão e minha irmã, leitor (a) do Jornal A GAZETA, Paz e Bem! Estamos aqui mais um mês, nesta coluna dedicada a fim de que possamos apresentar nossa Forma de Vida Franciscana. Por isso, gostaríamos de apresentar em três partes a Espiritualidade Franciscana. A primeira parte será neste número, as outras nos seguintes. Bom proveito.
Logicamente, o primeiro passo será definir o que entendemos por Espiritualidade Franciscana. Quero que seja uma definição feita de dentro para fora, baseando-se nas virtudes: Espiritualidade Franciscana é um grande sopro do Espírito Santo, dado a Francisco de Assis. Esta definição foi tomada pelo Papa João Paulo II, em sua visita a Assis, em 05 de novembro de 1978. Nesta definição a ênfase, cai sobre o Espírito Santo. Toda Espiritualidade Franciscana tem como origem e fundamento o Espírito de Deus. De fato a apalavra espiritualidade vem de espírito.
Assim, o compreendeu nosso pai São Francisco. De fato, em seu Testamento Espiritual, ele refere tudo ao Espirito Santo: “o Senhor me concedeu a mim, irmão Francisco, iniciar uma vida de penitência” (v.1). “O Altíssimo mesmo me revelou que devida viver segundo a forma do Santo Evangelho” (v.14). “O Senhor me concedeu dizer e escrever de modo simples e claro a Regra e estas palavras” (v.38). Falo aqui do Espírito Santo como um termo genérico: sopro. Este sopro, o veremos depois, se entende de diversas maneiras: toque, inspiração, guia, operação, posse, etc. Segundo a etapa espiritual de que se trate.
Uma outra definição, mais precisa e concreta, seria a seguinte: Espiritualidade Franciscana é o grande sopre do Espírito Santo, dado a Francisco de Assis, pelo próprio Jesus, para que mudasse de vida e, lendo os sinais do tempos, optasse por seguir o estilo de vida dos apóstolos. Aqui a ênfase é colocada em quatro aspectos: 1 – O grande sopro: não se diz um! Diz-se O grande sopro! O Espírito deu, dá e dará grandes sopros a homens e mulheres na história! Assim o sopro dado a Francisco, como Dom, precisa ser estudado e guardado com zelo. 2 – Para que mudasse de vida: Francisco rompeu com o gênero de vida que levava. Trocou de caminho, de valores, interior e exteriormente. 3 – Lendo os Sinais dos Tempos: São Francisco foi um profeta do seu tempo. Ele revisou em chave pessoal a imagem de Deus, do homem e do mundo material. Isso ele fez com a medida do seu tempo, e convoca os seus irmãos a atualizar as manifestações o espirito no seu tempo. 4 – Optasse por seguir o estilo de vida dos apóstolos: São Francisco recebeu a revelação de acomodar sua vida exatamente ao estilo dos Apóstolos, tal como esta é descrita no capítulo 10 do Evangelho de Mateus. Por isso, se diz que a espiritualidade franciscana não é outra coisa senão um retorno a vida dos Apóstolos. O que hoje comumente se conhece e designa com o nome de “retorno às fontes”.
Onde se encontra a Espiritualidade Franciscana? Penso que São Francisco não constitui só a espiritualidade franciscana; que a espiritualidade franciscana é um movimento do Espírito Santo que abrange muitas pessoas e vários séculos e que teve diversas manifestações. Porém, em São Francisco se deu o carisma fundamental ou a inspiração inicial. Nele se deu a inspiração principal, fundante. Para conhecer a São Francisco, vamos estudar seus escritos e suas biografias primitivas. Na família Franciscana! O nome de “família franciscana” abrange: a Primeira Ordem ou Frades Menores com seus ramos, Conventuais e Capuchinhos. A segunda Ordem ou Damas Pobres com seus três ramos de Clarissas, Capuchinhas e Concepcionistas. A terceira Ordem com seus dois ramos de terceira Ordem Regular e Ordem Franciscana Secular. Como o sangue de um pai que se comunica aos filhos, como a selva de um tronco que corre pelos galhos da árvore, assim a espiritualidade franciscana se encontra nos filhos espirituais de São Francisco.
Nos Santos Franciscanos. A espiritualidade franciscana e, antes de tudo, uma escola de santidade. A família de São Francisco foi fecundíssima em Santos. Conta atualmente com mais de 145 santos, e mais 250 beatos. Embora todos estes Santos seguissem a espiritualidade de São Francisco, cada um apresenta características próprias e tem enriquecido a espiritualidade franciscana com seu testemunho pessoal de santidade. A vida, os escritos e as obras apostólicas destes santos são parte do patrimônio espiritual da família franciscana.
Na Teologia Franciscana, se entende como a racionalização da vida ou da prática franciscana. São Francisco, com seu exemplo e com seus ensinamentos, colocou o fundamento de um grande edifício que os teólogos franciscanos logo concluíram com suas especulações. Estes teólogos franciscanos chegaram a formar a Escola Franciscana, cujos principais são: São Boaventura, o Beato João Duns Escoto, Alexandre de Hales e Mateus de Aquasparta, outros. São Francisco e seus filhos ocupam um lugar importantíssimo na história da Evangelização universal, pelo número de pessoas que se consagram a esta tarefa, pelos territórios que abraçaram e pelos métodos que empregaram. Estes refletem a experiência e os ensinamentos de São Francisco.
Concluo caro leitor (a), dizendo que, o melhor meio para entender a São Francisco e sua espiritualidade seja vivê-la. A espiritualidade só se entende a partir de dentro, praticando-a e encarnando-a. Por isso, são os santos os que melhor entendem a espiritualidade franciscana. Deve-se estudá-la com devoção – ternura – e método cientifico. Devoção que é respeito por estas manifestações do Espírito e ternura que significa fruição interior por tratar-se de personagens tão queridos e próximos a nós. Paz e Bem!
Frei Paulo Roberto – OFM Cap., Assistente Espiritual do Núcleo em Formação da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular – OFS. Encontro todo 4º domingo do mês na Paróquia Santa Inês, às 07h00.